O ChatGPT assustou o mundo ao provar que é capaz de gerar conteúdo de qualidade e otimizar as tarefas rotineiras de milhões de pessoas. Produto de inteligência artificial, surpreendeu ao interagir com usuários em um chat e responder a perguntas com textos coerentes e precisos.

Lançada em novembro de 2022, a ferramenta já se tornou essencial para muitos profissionais e empresas em todo o mundo. Bateu recorde e atingiu 100 milhões de usuários em apenas dois meses. Para efeitos de comparação, o TikTok levou nove meses para chegar ao mesmo feito, e o Instagram, dois anos e meio.

Descubra neste artigo por que o ChatGPT é a ferramenta do momento e do futuro: o que é, como funciona, como usá-la e suas limitações.

Índice

  • Introdução ao ChatGPT: o que é e como funciona
  • Vídeo: como o ChatGPT funciona
  • Como fazer login, acessar e usar gratuitamente o ChatGPT?
  • História: como a tecnologia por trás do ChatGPT foi desenvolvida e evoluiu
  • O investimento da Microsoft na OpenAI
  • Como o ChatGPT é treinado: grandes conjuntos de dados de linguagem natural
  • Benefícios e usos: como o ChatGPT pode ser utilizado em diferentes setores e indústrias
  • Exemplos de casos de uso do ChatGPT e aplicações práticas do ChatGPT
  • Limitações e desafios do ChatGPT
  • A resposta do Google: Bard
  • Alternativas ao ChatGPT
  • Imagens via inteligência artificial
  • Uma entrevista com o ChatGPT sobre a inteligência artificial
  • Copybase usa tecnologia do ChatGPT com diferenciais para marketing digital

Introdução ao ChatGPT: o que é e como funciona

O ChatGPT é um protótipo de chatbot especializado em diálogo, com um modelo de linguagem ajustado constantemente por técnicas de aprendizado.

O software usa um algoritmo que processa um enorme volume de dados. São milhares de exemplos de linguagem humana em sua base de dados que permitem à inteligência artificial entender o contexto das perguntas e responder de forma humana (mas ainda não totalmente precisa, vale dizer).

Usar a plataforma é simples: você pergunta ao chat - bom… e ele responde. Há inúmeras possibilidades de uso, como assistentes virtuais, suporte ao cliente e criação de conteúdo. Não à toa, vemos desde programadores pedindo que o robô encontre erros em códigos até profissionais de marketing solicitando textos de campanhas e adolescentes querendo uma ajudinha com cantadas para conquistar o crush.

O ChatGPT foi desenvolvido pela OpenAI, empresa que tem sede em São Francisco, nos Estados Unidos. Aberta ao público desde novembro de 2022, a tecnologia é baseada na arquitetura GPT-3.5, a inteligência artificial mais potente feita pelo ser humano.

Treinado a partir de inúmeros dados, o modelo de linguagem dá respostas coerentes e relevantes, prometendo otimizar o trabalho de milhões de pessoas. Mas há limitação no software: as principais estão relacionadas a circunstâncias temporais e à subjetividade de opiniões.

A própria ferramenta responde que não é capaz de falar sobre acontecimentos tão recentes, já que sua base de dados tem um corte temporal. Além disso, a máquina não emite opiniões ou sente emoções.

Vídeo: como o ChatGPT funciona

Veja no vídeo abaixo uma explicação simples de como a ferramenta funciona:

O GPT-3.5, base atual do ChatGPT, é uma versão aprimorada do GPT-3 e apresenta melhorias em vários aspectos, como desempenho, eficiência e capacidade de lidar com tarefas mais complexas de linguagem natural.

Uma das principais melhorias é a otimização de sua arquitetura de rede neural, o que permite que processe e analise informações com mais rapidez e precisão. Também possui uma capacidade maior de lidar com tarefas que envolvem compreensão de linguagem e raciocínio lógico, o que o torna ainda mais versátil do que seu antecessor.

Outra melhoria significativa do GPT-3.5 é a capacidade de gerar descrições de imagens e até mesmo compor música a partir de palavras ou notas fornecidas. Como qualquer tecnologia relativamente nova, está sendo aprimorada continuamente. No entanto, já está sendo aplicada em várias áreas, como chatbots, análise de sentimentos e muito mais.

Com as melhorias significativas, o GPT-3.5 tem o potencial de ajudar as empresas e organizações a automatizar e melhorar várias tarefas de linguagem natural, tornando a comunicação com clientes e usuários mais eficiente e personalizada.

Como fazer login, acessar e usar gratuitamente o ChatGPT?

O serviço foi primeiramente lançado na versão gratuita, mas já é possível dar upgrade na conta. No plano pago, estão inclusos garantia de acesso mesmo em momentos de pico, tempo de resposta mais rápido e prioridade no uso de novas funcionalidades e aprimoramentos.

Veja como utilizar o ChatGPT na imagem abaixo:

  • Acesse chat.openai.com
  • Clique em Sign up para criar sua conta
  • Crie um login com e-mail e senha ou faça o login direto com seu Gmail ou conta da Microsoft
  • No primeiro login, veja o passo a passo da ferramenta. Clique em next para ver as informações até o final.
  • Insira sua pergunta na caixa branca de texto, na parte inferior do chat, e envie clicando na seta ou dando enter.
  • Leia a resposta em formato de conversa em chat. Clique no botão, na parte acima da caixa de texto, para gerar uma nova resposta à mesma pergunta ou continue conversando com a inteligência artificial.

O ChatGPT não tem um aplicativo, mas você consegue acessá-lo pelo mesmo endereço de URL no navegador do seu smartphone. Trocar o idioma para o português também é simples. Basta enviar alguma frase do tipo: “Podemos falar em português?”. O robô passará a te responder na língua desejada.

História: como a tecnologia por trás do ChatGPT foi desenvolvida e evoluiu

Se você pensou que o nome de Elon Musk está por trás desse lançamento que mexeu com o mundo da tecnologia, acertou. O dono da Tesla e da SpaceX é também um dos fundadores da OpenAI, que se descreve como um laboratório de inteligência artificial que conduz pesquisas com o intuito de desenvolver soluções inovadoras.

Elon Musk, um dos fundadores da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT

Inclusive a Copybase utiliza a API da OpenAI para desenvolver seu assistente de escrita - além da enorme base de dados, a Copybase oferece modelos treinados e que funcionam para a realidade brasileira, além de oferecer funcionalidades como referências de projetos, na qual o cliente sobe na plataforma textos e a ferramenta, a partir daí, adota estas referências para as entregas.

A OpenAI tem como outros co-fundadores Ilya Sutskever, cientista de inteligência artificial no Google, Peter Thiel, cofundador do PayPal, e Sam Altman, presidente da Y Combinator, uma das aceleradoras de startups mais renomadas do Vale do Silício.

Esses grandes nomes da tecnologia defendem que a missão da OpenAI é promover benefícios à humanidade ao substituir trabalhos repetitivos e nada intelectuais pela entrega da máquina, com resultados na mesma qualidade de quando são feitos por pessoas.

Para isso, a OpenAI já está no GPT-4, versão mais atual do modelo de linguagem treinado com grandes quantidades de dados online. Esse volume de informações permite que a tecnologia gere respostas complexas às perguntas dos usuários.

A quarta versão do GPT foi lançada em março de 2023, mas apenas para alguns públicos. Ela alimenta o ChatGPT Plus, versão paga do bot, e o novo Bing, buscador da Microsoft. A OpenAI já revelou que fechou parcerias com empresas como a Duolingo para integração da ferramenta. O uso comercial tem uma lista de espera.

O GPT-4 é multimodal, passando a gerar conteúdo não só em texto, mas também em imagens. Ele é capaz de dar respostas com mais de 25 mil palavras. Seu antecessor, GPT-3.5, aceita apenas comandos de texto e tem um limite de até 3 mil palavras nas respostas. Nessa versão, o usuário também pode escolher o tom e o estilo de linguagem.

Uma curiosidade interessante do avanço da tecnologia é que o GPT-4 superou o GPT-3.5 na prova da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos. A máquina fez 297 pontos, nota que permite o exercício da advocacia na maior parte dos estados do país. O sistema acertou 76% das questões de múltipla escolha, o que é 7% melhor que a média dos resultados humanos no exame.

A trajetória da OpenAI: de uma ideia de Elon Musk ao ChatGPT

2015 - Nascimento da OpenAI

Dono da Tesla e SpaceX, o bilionário Elon Musk concebe a OpenAI com Sam Altman, atual CEO da startup.

Um ideia visionária

O projeto inicial pretendia atuar em aplicações para videogames. Open significa aberto, e AI remete à inteligência artificial. O conceito atual  da empresa é ter uma tecnologia aberta que pode ser aprimorada por outros usuários.

2016 - Lançamento do primeiro produto

O software OpenAI Gym and Universe foi colocado no ar para treinar outros sistemas de inteligência artificial.

Pesquisas em IA

Após o lançamento, a empresa focou em estudos. Foram publicados diversos artigos científicos sobre o funcionamento de sistemas de inteligência artificial

2018 - A saída de Elon Musk

Em publicação no Twitter, Elon Musk alegou discordar de objetivos de algumas pessoas da equipe. Também disse precisar de mais tempo para se dedicar à Tesla.

2019 - Primeiro investimento da Microsoft

A bigtech investiu US$ 1 bilhão na OpenAI e construiu um supercomputador para a empresa.

2022 - ChatGPT no ar

A grande escalada da empresa se deu em novembro, com o lançamento do ChatGPT para o público geral. O sistema começou com a base de dados GTP-3 e avançou para o GPT-3.5 

2023 - Aporte multibilionário

Mais uma vez, a Microsoft investe na OpenAI. Desta vez, com US$ 10 bilhões e a integração da tecnologia aos produtos da bigtech.

Novo Bing

Para rivalizar com o Google, a Microsoft inseriu o ChatGPT em seu buscador e o rebatizou como Novo Bing.

GPT-4 acima das expectativas

A nova base do ChatGPT surgiu muito mais aprimorada e surpreendeu pela capacidade da inteligência artificial, que passou no exame da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos.

Carta aberta e ameaça existencial

O cofundador da OpenAI Elon Musk se uniu a líderes e pesquisadores de tecnologia em todo o mundo em uma carta aberta que pedia pausa no desenvolvimento de IA até que sejam esclarecidos os perigos à humanidade.

Bloqueio na Itália

A Itália se tornou o primeiro país do Ocidente a banir o ChatGPT. As acusações são de violação à coleta de dados dos usuários. A OpenAI cedeu às exigências e declarou estar em preparação para ajustes de acordo com a legislação vigente

Previsão de loteria e Bitcoin

Um apostador divulgou ter ganhado na loteria da Tailândia depois de uma previsão feita pelo ChatGPT. A máquina também tem dado conselhos a investidores e prevê aumento de 180% do mercado de Bitcoin nos próximos anos.

O investimento da Microsoft na OpenAI

Dois meses após o lançamento do ChatGPT, a Microsoft anunciou mais um investimento multibilionário na OpenAI. Os números não foram divulgados oficialmente, mas fontes estimam que foram injetados cerca de US$ 10 bilhões - com este capital, a empresa prevê a construção de um supercomputador e suporte com espaço em nuvem para armazenamento de dados.

A bigtech aposta na startup desde 2019, quando investiu US$ 1 bilhão e começou a preparar terreno para seguir na competição com Google, Amazon e Meta pela vanguarda da IA generativa, que aprende a criar conteúdo a partir de um grande volume de dados.

A Microsoft poderá comercializar a tecnologia e pretende inseri-la em todos os seus produtos. A inteligência artificial da OpenAI já foi incorporada ao Bing, mecanismo de busca que, pela primeira vez, está sendo visto como rival do líder Google. O ChatGPT também deve ser aplicado nos aplicativos de produtividade do Office, nos bate-papos do Teams e nos softwares de segurança.

Os investimentos são benéficos para os dois lados. Enquanto a Microsoft ganha poder na corrida tecnológica, a OpenAI adquire o poder de computação em nuvem necessário para processar os dados e executar modelos mais complexos.

Como o ChatGPT é treinado: grandes conjuntos de dados de linguagem natural

O ChatGPT é basicamente um robô que mantém conversas fluidas e bem naturais, próximas à linguagem humana.

A ferramenta é um modelo de linguagem natural, que usa uma rede neural para analisar a linguagem humana. O software se baseia em um volumoso banco de textos por toda a Internet, como notícias e posts em redes sociais.

Dessa forma, o modelo é treinado por grandes conjuntos de dados produzidos pelos humanos, o que permite reconhecer padrões e produzir respostas que mais se assemelham à nossa linguagem. Em suma, não parece que você está falando com uma máquina (ou não deveria parecer).

As respostas são relevantes, coerentes e únicas, além de geradas em tempo real. A partir da técnica de aprendizagem por reforço de feedback humano, o ChatGPT colhe o retorno dos usuários para fornecer respostas mais precisas nas próximas perguntas. Os ajustes solicitados acabam ensinando o robô as respostas que os humanos preferem.

Além disso, a inteligência artificial informa quando a pergunta não é clara e ressalta, sempre que necessário, que é um sistema de IA. Caso seja solicitada alguma tarefa da qual não é capaz, ela se recusa.

O treinamento começa com a coleta de uma grande quantidade de dados de texto em diversos idiomas, como livros, artigos de notícias, páginas da web e conversas cotidianas. Em seguida, esses dados são pré-processados e organizados em um formato que possa ser utilizado pelo algoritmo de aprendizado de máquina.

O algoritmo de aprendizado de máquina utilizado para treinar o ChatGPT é um modelo de rede neural chamado de Transformer, especialmente projetado para processar sequências de texto de comprimento variável. Durante o treinamento, o modelo é alimentado com exemplos de pares de perguntas e respostas, com o objetivo de aprender a prever a resposta correta para uma pergunta dada.

O treinamento do ChatGPT é um processo intensivo que requer muitos recursos computacionais, incluindo hardware especializado e muitos dias de processamento. O modelo é treinado em um grande cluster de computadores, usando algoritmos de otimização que ajustam gradualmente os pesos das conexões entre as unidades do modelo para minimizar o erro de predição.

Benefícios e usos: como o ChatGPT pode ser utilizado em diferentes setores e indústrias

Os usos do ChatGPT são muitos. Após o lançamento, a ferramenta atraiu usuários que buscavam testar a inteligência artificial apenas por diversão. Teve quem pediu para o software contar piadas, dar conselhos amorosos e até ser uma mão amiga em problemas matemáticos.

A máquina pode ser o mais novo braço direito nos estudos, em planejar viagens ou criar listas de tarefas e na preparação para entrevistas de emprego.

Mas para além de tirar dúvidas ou auxiliar em solicitações do dia a dia, o bot é capaz de otimizar muitas tarefas de profissionais e empresas. Podemos citar chatbots de atendimento ao cliente, automatização do atendimento de serviços online, criação de conteúdo digital e auxílio a desenvolvedores de software na busca, análise e resolução de bugs.

Listamos 10 tipos de uso ChatGPT abaixo.

1. Definição de metas 

Muitos negócios podem se beneficiar da ferramenta para estabelecer metas e prioridades. O software ajuda a analisar os números atuais e o contexto, propondo métricas tangíveis a serem perseguidas. Aliás, tente desenvolver OKRs e você pode se surpreender com os resultados.

2. Atendimento eficiente ao cliente

Empresas que lidam com o público podem ganhar muitos pontos no NPS se utilizarem o chatbot em seus atendimentos online ao público. As perguntas não ficam sem resposta, além de serem mais rápidas e precisas.

3. Criação de conteúdo mais criativa

Resumos, artigos, textos complexos, legendas para redes sociais, e-mails etc. O ChatGPT ajuda na sugestão de ideias e construção de conteúdo, demanda que só tem aumentado nos mais diversos setores. E, claro, se você precisar de algo mais mastigado, com modelos e outras ferramentas, pode usar a Copybase, solução que utiliza a OpenAI.

4. Revisão de códigos

No processo de desenvolvimento, os programadores podem cometer erros sem nem perceber. O ChatGPT revisa esses códigos, aponta possíveis erros e evita retrabalhos do programador.

5. Maior produtividade

A otimização de diversos processos hoje feitos por seres humanos pode tornar as equipes mais produtivas e eficientes. Afinal, os profissionais podem focar nas atividades que realmente são importantes para a estratégia e entrega de resultados.

6. Auxílio nos estudos

O robô é capaz de resumir textos e pode ser utilizado por estudantes para criar resumos de conteúdo longo. Isso ajuda os usuários a obter uma compreensão geral sem ter que ler o texto completo.

7. Tradução de idiomas

O ChatGPT pode ser utilizado para criar sistemas de tradução de idiomas, permitindo que os usuários se comuniquem com pessoas que falam línguas diferentes.

8. Assistência em pesquisas

O bot também fornece assistência em pesquisas ao auxiliar os usuários na busca de informações relevantes em um grande conjunto de dados.

9. Gerenciamento de tarefas 

O chabot pode funcionar como um assistente pessoal e ajudar na organização e no gerenciamento de tarefas diárias. Os usuários podem configurar lembretes, criar listas de tarefas e receber sugestões sobre como otimizar sua rotina.

10. Educação e treinamento 

A ferramenta também é benéfica no campo da educação e treinamento para alunos e profissionais de várias áreas. Os usuários podem fazer perguntas sobre conceitos específicos e receber explicações detalhadas, além de exemplos relevantes. O ChatGPT também pode fornecer feedbacks sobre trabalhos e projetos.

Exemplos de casos de uso do ChatGPT: aplicações em diferentes setores, como atendimento ao cliente, suporte técnico, marketing e vendas

Os exemplos acima ficaram muito subjetivos? A gente levantou alguns exemplos concretos de casos de uso.

Novo Bing: revolução de motores de busca

Um dos melhores exemplos é a ressuscitação do Bing, buscador da Microsoft. Sem configurar ameaça real ao Google por anos, o sistema prepara uma virada de mesa ao se integrar ao ChatGPT. Em apenas 48 horas, a fila de espera para acesso à nova versão do buscador tinha 1 milhão de pessoas. O novo Bing é o primeiro buscador que escreve com apoio de inteligência artificial. O chatbot conversa com o usuário, sugere ideias de busca e aproveita a IA para ranquear conteúdo. Qualquer pessoa pode usar o sistema, mas a Microsoft ressalta que a melhor experiência se dá no navegador da companhia, o Edge.

Botmaker: atendimento e suporte até 9 vezes melhor

A argentina Botmaker, que fornece chatbots para atendimento ao cliente, já disponibiliza a implementação do ChatGPT a canais de atendimento no Brasil. A companhia presta serviço para empresas como  Americanas, Mercado Livre e Adidas. Segundo a Botmaker,  a integração pode melhorar a produtividade de profissionais de atendimento e suporte em até 9 vezes. Em dúvidas específicas, o atendimento consegue acionar a funcionalidade do ChatGPT, que traz opções de respostas rapidamente.

Salesforce: vendas à frente da concorrência

Líder global em CRM, a Salesforce lançou o Einstein GPT, a primeira tecnologia de IA no mundo para CRM. A integração com a OpenAI auxilia vendedores na criação de e-mails personalizados, marcação automática de reuniões e preparação do pitch para as reuniões. Também gera vantagem competitiva ao ajudar a encontrar leads muito mais qualificados ao produto ou serviço ofertado.

Copybase: mais estratégia e produtividade no marketing

Os maiores usos dos clientes estão em legendas de posts para redes sociais, anúncios para Instagram e Facebook, descrição de produtos ou serviços e melhoradores de texto. Em apenas um ano de operação, a empresa já gerou mais de 50 milhões de palavras para os usuários.

Limitações e desafios do ChatGPT

Apesar de ser muito elogiado pela coesão e coerência na construção dos textos, o ChatGPT não é perfeito. O robô ganhou as manchetes quando o colunista do UOL Flávio Gomes perguntou sobre o acidente entre Ayrton Senna e Satoru Nakajima, no GP de Interlagos, em 1990.

Para surpresa do jornalista, o ChatGPT respondeu que a batida foi grave, culminando na morte de Senna. Na verdade, a colisão foi leve - e o piloto brasileiro terminou em terceiro lugar. Viria a morrer apenas quatro anos depois, no GP de San Marino, em uma batida em uma curva que não envolveu nenhum outro piloto.

O software foi utilizado por engenheiros para auxílio em cálculos matemáticos e problemas de programação. Foram vazados dados de medição e rendimentos de equipamentos.

A própria OpenAI assume que a tecnologia do GPT tem limitações e é “menos capaz que os humanos em muitos cenários do mundo real”. A inteligência artificial pode gerar respostas imprecisas e sensibilidade ao viés. A sugestão da startup é gerenciar e direcionar melhor as perguntas para refinar o resultado.

Na própria tela do ChatGPT, há o aviso de que pode haver informações incorretas e antiéticas, pois a máquina não sabe distinguir certo do errado. Por isso, a OpenAI diz manter treinamento e supervisão constante do software, a fim de torná-lo mais confiável.

Elencamos 4 limitações que você deve levar em conta ao usar o programa. Alguns limites da inteligência artificial afetam a precisão e utilidade das respostas em algumas situações.

Viés de dados

Por ser treinado com base em grandes conjuntos de dados, o ChatGPT pode refletir preconceitos e tendências que estiverem presentes nesses dados. Por isso, as respostas podem ser tendenciosas ou imprecisas em determinadas circunstâncias.

Compreensão do contexto

A máquina é limitada em entender e interpretar o contexto de uma pergunta ou situação, o que pode levar a respostas irrelevantes ou inadequadas, especialmente quando os questionamentos são complexos ou ambíguos.

Conhecimento específico 

Diferentemente dos humanos, o software não tem conhecimento especializado em áreas específicas. Dessa maneira, pode não ser a melhor fonte de informações detalhadas em tópicos complexos ou técnicos.

Capacidade de resposta em tempo real

Durante o uso, a pessoa pode esbarrar em atrasos na resposta em tempo real por causa do tempo necessário para processar a pergunta e gerar a resposta. Quando a velocidade da resposta é crucial para o usuário, isso pode ser um problema.

Daí, a importância do papel analítico e crítico humano. As respostas podem vir muito bem redigidas e precisas, mas, mesmo assim, serem totalmente incorretas.

O próprio ChatGPT, se perguntado sobre o assunto, diz que depende de vários fatores limitantes como: 

  • Acesso a um contexto limitado;
  • Falta de capacidade de aprendizado profundo;
  • Possível dificuldade em lidar com tarefas novas, para as quais não foi treinado.

A resposta do Google: Bard

Enquanto isso, o Google demonstra receio com a nova concorrência. Um dos criadores do Gmail, Paul Buchheit, tweetou que o mecanismo de busca pode estar a um ou dois anos de uma total disrupção. Com a chegada da inteligência artificial generativa, a página de busca pode ser simplesmente deixada de lado e, eventualmente, esquecida pelos usuários.

A preocupação não é por acaso: o motor de busca é a maior fonte de renda da empresa devido ao Google Ads. Por isso, às pressas, em março de 2023, a bigtech lançou a versão de teste do Bard, plataforma de inteligência artificial generativa que coleta dados em tempo real da web para dar respostas aos usuários.

Assim como o rival, o Bard também é apresentado em formato de chat e funciona no modelo de linguagem natural. Mas, diferentemente do ChatGPT, oferece três opções de resposta para o usuário escolher.

O novo software veio acompanhado de controvérsias. Dois funcionários da companhia que atuam com IA pediram que o Google cancelasse o lançamento. Segundo apuração do jornal The New York Times, a tecnologia ainda gerava comunicados imprecisos e perigosos, o que poderia trazer experiências negativas para os usuários.

Mesmo assim, a gigante da tecnologia colocou a ferramenta no ar em caráter experimental e segue apostando nela para competir de igual para igual com a Microsoft e o ChatGPT.

Alternativas ao ChatGPT

Na versão gratuita, em momentos de pico, o ChatGPT apresenta muita instabilidade. Com mais de 100 milhões de usuários pelo mundo, não é incomum tentar usar o bot e dar de cara com a mensagem ChatGPT is at capacity right now.

Há duas opções no caso de sobrecarga: recarregar a página até que ela funcione ou solicitar que o site avise quando o serviço for reativado.

Mas se você não pode esperar, há algumas alternativas ao Chat GPT. Listamos 4 delas:

  • Copybase
  • ChatSonic
  • Jasper Chat
  • You Chat
  • Perplexity

Imagens via inteligência artificial?

Você deve ter visto pelas redes sociais ou nos jornais um "flagra" do papa Francisco andando pelas ruas com um casaco branco fashion do estilo puffer. O clique virou notícia em grandes veículos pelo mundo, com rumores de que o pontífice estava sendo assessorado pelo seu figurinista, Filippo Sorcinelli.

Acontece que a fotografia que parecia tão real era uma imagem gerada com ajuda de inteligência artificial. A foto não se fez sozinha, claro. Havia uma mente humana por trás: o construtor civil norte-americano Pablo Xavier, de 30 anos, que se dedica a pinturas e imagens por inteligência artificial nas horas vagas.

O jovem faz experimentos com a ferramenta MidJourney desde novembro de 2022 e usou a nova versão na criação de fotos hiper-realistas do papa e de outras celebridades, como Joe Biden e Donald Trump, vestidos com looks de street wear. O desenvolvimento foi feito a partir de comandos de descrição em texto.

Dias depois, imagens igualmente hiper-realistas inundaram a web simulando uma possível prisão do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. As fotografias mostram o bilionário reagindo à prisão, tentando fugir dos policiais e sendo contido para não escapar. Essas cenas também foram geradas no MidJourney.

O mesmo software foi usado pelo cineasta britânico Duncan Thomsen, que recriou momentos históricos em imagens que ilustram figuras como Cleópatra, Jesus e Rainha Elizabeth I. Thomsen é entusiasta da tecnologia e declarou, em entrevistas, que a descrição precisa ser muito detalhada para o resultado sair como o desejado. Ele, inclusive, citou aplicações benéficas na educação. Já imaginou estudantes criando imagens de acontecimentos históricos e aprendendo de forma muito mais criativa e divertida o curso da história humana?

Os casos citados são emblemáticos de um movimento que já ganha força como hobbie, mas também em várias profissões. A criação de imagens com ajuda de inteligência artificial traz vantagens a diversos setores, como aos profissionais de marketing, que conseguem imagens para conteúdo de forma rápida, ágil e de qualidade.

Entre os softwares mais usados, além do MidJourney, estão Stable Diffusion e o DALL-E, que pertence a OpenAI. O GPT-4, disponível no ChatGPT Plus, já gera imagens por meio de descrição textual. Recentemente, o aplicativo Lensa também viralizou ao cobrar US$ 10 para criar fotos ilustrativas baseadas em imagens fornecidas pelo usuário.

A inteligência artificial tem sido usada para criar conteúdo visual, como fotos, pinturas e desenhos. Essas imagens são geradas por meio de algoritmos que aprendem a reconhecer e sintetizar padrões a partir de um conjunto de dados de treinamento, como fotos ou ilustrações.

Elas podem ter uma variedade de aplicações, desde a criação de arte digital até modelos tridimensionais para jogos e animações. Uma das suas principais vantagens é que podem ser feitas em grande escala e com rapidez, permitindo que as empresas e os indivíduos economizem tempo e recursos na criação de conteúdo visual.

No entanto, elas têm algumas limitações. Embora muito realistas, ainda não conseguem replicar a complexidade e até a beleza das imagens desenvolvidas por humanos, especialmente em arte e design. Além disso, as imagens de inteligência artificial podem ser limitadas pelo conjunto de dados de treinamento que é usado para criá-las, o que pode levar a erros e distorções.

A tecnologia tem inúmeras aplicações práticas e segue em evolução, para ser cada vez mais aprimorada em qualidade e variedade.

Uma entrevista com o ChatGPT sobre a inteligência artificial

Se o ChatGPT consegue responder aos usuários sobre quase tudo, por que não falar sobre si mesmo? Resolvemos fazer uma espécie de entrevista com o bot, e o resultado você confere abaixo.

Copybase: Até onde a inteligência artificial é capaz de chegar?

ChatGPT: A inteligência artificial é uma área em constante evolução e atualmente já é capaz de realizar uma grande variedade de tarefas, desde reconhecimento de voz e imagem até tomada de decisões em jogos e simulações complexas.

No entanto, ainda há muitas áreas em que a inteligência artificial pode ser aprimorada e desenvolvida. Por exemplo, a capacidade de entender e interpretar emoções humanas, criar novas ideias e inovações, ou mesmo compreender o contexto e a complexidade das interações humanas.

Mas é importante lembrar que a inteligência artificial é uma ferramenta criada pelos humanos e, portanto, seu potencial é limitado pelo conhecimento, habilidades e objetivos dos seres humanos que a desenvolvem. Portanto, é difícil prever até onde a inteligência artificial pode chegar, mas certamente é uma área que continuará a evoluir e transformar muitos aspectos da vida humana.

Em que áreas a inteligência artificial tem sido bem-sucedida e auxiliado os humanos?

A inteligência artificial tem sido bem-sucedida em uma variedade de áreas e tem ajudado os humanos a resolver muitos desafios complexos.

Aqui estão algumas das áreas em que a inteligência artificial tem sido particularmente eficaz:

  • Saúde: a inteligência artificial pode ajudar na detecção precoce de doenças, na análise de imagens médicas, no diagnóstico e tratamento de doenças, e até mesmo no desenvolvimento de novos medicamentos.
  • Finanças: a inteligência artificial pode ser usada para análise de dados financeiros, detecção de fraudes, previsão de riscos e para otimização de investimentos.
  • Transporte: a inteligência artificial pode ser usada para melhorar a eficiência de sistemas de transporte, reduzir congestionamentos de tráfego, e até mesmo para o desenvolvimento de carros autônomos.
  • Varejo: a inteligência artificial pode ser usada para análise de dados de vendas, personalização de experiências de compras, previsão de demanda, e até mesmo para a criação de assistentes virtuais para clientes.
  • Educação: a inteligência artificial pode ser usada para personalizar o aprendizado, fornecer feedback individualizado para alunos, e até mesmo para avaliação automatizada de trabalhos e testes.

Esses são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial tem sido bem-sucedida em ajudar os humanos em diversas áreas, mas há muitas outras possibilidades para explorar e desenvolver.

Quais são as principais limitações da tecnologia GPT-3.5?

Embora a tecnologia GPT-3.5 (ou qualquer outra tecnologia de inteligência artificial) seja capaz de realizar tarefas complexas e até mesmo surpreendentes, ela ainda tem algumas limitações significativas.

Aqui estão algumas das principais limitações da tecnologia GPT-3.5:

  • Viés e falta de interpretação: a tecnologia GPT-3.5 é treinada em grandes conjuntos de dados, o que pode levar a viés e limitações em sua compreensão e interpretação do mundo. Além disso, a GPT-3.5 não tem a capacidade de interpretar o contexto ou a intenção por trás das palavras ou ações.
  • Dependência de dados: a tecnologia GPT-3.5 depende fortemente dos dados em que é treinada. Se os dados são limitados ou desatualizados, a tecnologia pode ter dificuldades em lidar com novas informações ou situações.
  • Falta de criatividade e originalidade: a tecnologia GPT-3.5 pode ser capaz de produzir textos ou conteúdos convincentes, mas ainda não é capaz de criar ideias originais e criativas por conta própria.
  • Limitações na resolução de problemas complexos: embora a tecnologia GPT-3.5 seja capaz de lidar com tarefas complexas, ainda tem limitações na resolução de problemas muito complexos que exigem raciocínio abstrato, intuição ou compreensão de situações não lineares.
  • Limitações de segurança: a tecnologia GPT-3.5 é capaz de gerar textos que podem ser usados ​​para manipulação ou engano, o que pode levar a problemas de segurança em vários contextos.

Essas são apenas algumas das limitações da tecnologia GPT-3.5, e é importante estar ciente delas ao usá-la ou ao pensar em seu potencial.

Como o GPT-3.5 tem ajudado profissionais e empresas?

O GPT-3.5 tem sido uma ferramenta valiosa para profissionais e empresas em várias áreas. Aqui estão alguns exemplos de como o GPT-3.5 tem sido usado para ajudar profissionais e empresas:

  • Produção de conteúdo: O GPT-3.5 pode ajudar a produzir conteúdo para empresas, como escrever descrições de produtos, criar textos publicitários, gerar títulos para artigos, entre outros.
  • Suporte ao cliente: As empresas podem usar o GPT-3.5 para fornecer suporte ao cliente por meio de chatbots que podem responder a perguntas e fornecer orientações em tempo real.
  • Tradução de idiomas: O GPT-3.5 pode ser usado para traduzir textos de um idioma para outro, o que pode ser útil para empresas que atuam em vários países e precisam se comunicar com clientes ou parceiros em diferentes idiomas.
  • Pesquisa de mercado: O GPT-3.5 pode ser usado para analisar dados e tendências de mercado, ajudando as empresas a entender melhor seus clientes e a tomar decisões informadas.
  • Automação de processos: O GPT-3.5 pode ser usado para automatizar processos internos de uma empresa, como classificação de e-mails ou a triagem de currículos em processos seletivos.

Esses são apenas alguns exemplos de como o GPT-3.5 tem sido usado para ajudar profissionais e empresas em diversas áreas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que surjam ainda mais oportunidades para sua aplicação em diversos setores.

O ChatGPT ameaça empregos pelo mundo?

Como uma inteligência artificial baseada em linguagem natural, o ChatGPT não representa uma ameaça direta aos empregos no mundo. Em vez disso, a tecnologia pode ser vista como uma ferramenta para ajudar as pessoas a serem mais produtivas e eficientes em seus trabalhos.

Por exemplo, o ChatGPT pode ser usado para ajudar os funcionários a responder a perguntas comuns dos clientes ou fornecer suporte ao cliente, o que pode liberar tempo para que os funcionários possam se concentrar em outras tarefas importantes. Além disso, a tecnologia pode ser usada para automatizar processos e tarefas repetitivas, permitindo que as pessoas se concentrem em tarefas mais complexas e criativas.

No entanto, é possível que a tecnologia de inteligência artificial, incluindo o ChatGPT, possa levar à automação de alguns trabalhos, especialmente aqueles que envolvem tarefas repetitivas e processuais. Mas, ao mesmo tempo, a tecnologia também pode criar novas oportunidades de emprego em áreas relacionadas à tecnologia e ao desenvolvimento de soluções baseadas em IA.

Em resumo, a tecnologia de inteligência artificial, incluindo o ChatGPT, pode levar a mudanças no mercado de trabalho, mas também pode oferecer novas oportunidades e ajudar as pessoas a serem mais produtivas e eficientes em seus trabalhos.

O GPT-4 traz melhorias em relação ao GPT-.5. Como o GPT-4 pode ajudar mais os seres humanos?

O GPT-4 ainda não foi lançado, já que se trata de uma versão futura do GPT-3.5, que é a versão mais avançada do GPT-3 atualmente disponível. No entanto, com base na evolução da tecnologia de inteligência artificial, é possível prever que o GPT-4 terá algumas melhorias em relação ao GPT-3.5.

Algumas melhorias que podem ser esperadas no GPT-4 incluem:

  • Aumento da capacidade de processamento: O GPT-4 provavelmente terá uma capacidade de processamento maior que a do GPT-3.5, permitindo que ele execute tarefas mais complexas em menos tempo.
  • Melhor desempenho em tarefas de linguagem natural: O GPT-4 provavelmente terá uma capacidade ainda maior de entender e gerar linguagem natural, o que pode torná-lo ainda mais útil em aplicações como chatbots, assistentes virtuais e análise de texto.
  • Melhor capacidade de compreender contextos: O GPT-4 pode ter uma melhor capacidade de entender e analisar o contexto em que uma palavra ou frase é usada, permitindo que ele produza respostas mais precisas e relevantes em uma conversa.
  • Maior capacidade de aprendizado: O GPT-4 provavelmente terá uma capacidade ainda maior de aprender com exemplos e experiências passadas, o que pode torná-lo mais eficiente na resolução de problemas e no aprendizado de novas tarefas.

Com essas melhorias, o GPT-4 pode ajudar ainda mais os seres humanos em várias áreas, desde a produção de conteúdo até o suporte ao cliente e a pesquisa de mercado. No entanto, como com qualquer tecnologia avançada, é importante considerar os possíveis impactos que o GPT-4 pode ter na sociedade, na privacidade e na segurança, e trabalhar para mitigar quaisquer riscos ou preocupações que possam surgir.

O que o ChatGPT tem a dizer sobre a inteligência humana em comparação à inteligência artificial?

Como uma inteligência artificial baseada em linguagem natural, o ChatGPT não tem uma opinião ou crença própria, mas pode fornecer informações objetivas e dados sobre a comparação entre inteligência humana e inteligência artificial.

A inteligência humana é uma habilidade mental complexa que inclui a capacidade de aprender, raciocinar, resolver problemas, tomar decisões, compreender linguagem natural e se adaptar a novas situações. É uma habilidade que é inerentemente humana e é um produto da evolução e do desenvolvimento biológico e cultural da espécie humana.

Por outro lado, a inteligência artificial é uma forma de inteligência demonstrada por máquinas e sistemas computacionais. É uma habilidade que é projetada e construída por seres humanos usando algoritmos e modelos matemáticos para executar tarefas específicas.

Em comparação, a inteligência artificial pode ter certas habilidades e habilidades que superam as habilidades humanas em certas tarefas, como processamento de dados, análise de grande volume de informações e execução de tarefas repetitivas com alta precisão e consistência. 

No entanto, a inteligência artificial ainda não pode igualar a complexidade e a profundidade da inteligência humana em áreas como criatividade, empatia, compreensão de nuances culturais e emocionais, julgamento moral e tomada de decisões complexas em situações incertas ou ambíguas.

Em resumo, embora a inteligência artificial tenha habilidades específicas que superam a capacidade humana em certas tarefas, a inteligência humana ainda é muito mais complexa e capaz em muitas outras áreas. A inteligência artificial é uma ferramenta útil que pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade, mas é importante reconhecer que ela ainda tem limitações em comparação com a inteligência humana.

Copybase usa tecnologia do ChatGPT com diferenciais para marketing digital

Em 2022, o empreendedor do mercado digital brasileiro Sérgio Fernandes viu o potencial da tecnologia do ChatGPT para otimizar processos no marketing digital e tornar o dia a dia dos profissionais mais produtivo e estratégico.

Copybase - Tecnologia da GPT-3.5 focada para profissionais e times de marketing

Ele co-fundou a Copybase, onde é CEO, com o também empreendedor digital Felipe Dias, CTO da empresa. O produto da startup fornece modelos pré-treinados em português e funcionalidades focadas em quem atua na área, como anúncios, e-mails, funis de venda e headlines.

Assim como a escalada de outros negócios de IA pelo mundo, a Copybase cresceu 500% em apenas 6 meses. Em um ano de operação, gerou 50 milhões de palavras a pedido dos usuários. 

A startups usa o banco de dados do GPT, da OpenAI, com o objetivo de gerar resultados muito mais rápidos e melhores com o tempo. O robô é treinado de acordo com o feedback dos usuários, produzindo textos que façam mais sentido e gerem valor no mercado brasileiro. A ferramenta identifica o que dá resultado e satisfação dos clientes, melhorando o serviço e o conteúdo.

Segundo Fernandes, apesar das discussões no mundo da tecnologia, a inteligência artificial não pode mais ser vista como o futuro, pois já é o presente. O CEO, que comandava uma agência de growth e atendia a grandes clientes, diz que há uma real necessidade desse suporte no mercado de marketing. “Ignorar essa tecnologia agora é como focar nas máquinas de escrever enquanto os computadores estão surgindo”, resume.

Nesse contexto, o ser humano não é substituído pela máquina, mas continua central nos processos. A diferença é que ganha um aliado capaz de deixar o dia a dia muito mais estratégico e criativo. Afinal, segundo o próprio ChatGPT, há conexões e raciocínios que só os humanos são capazes de realizar. É o humano que dá orientação à máquina, com um olhar criativo e questionador.

O foco atual da Copybase é desenvolver funcionalidades personalizadas para agências e times de marketing. Assim, os usuários conseguem ensinar a ferramenta a gerar conteúdos mais próximos daqueles que já funcionaram antes, inclusive adicionando referências de anúncios, e-mails, artigos e textos em geral com maior taxa de sucesso.

Veja mais sobre os benefícios da Copybase para a produtividade e estratégia da sua atuação como profissional ou do seu negócio.