O uso de ferramentas de marketing com inteligência artificial já impacta o dia a dia de quem atua na área. As mais diversas aplicações da tecnologia, como criação de conteúdo e automatização da jornada do cliente, não deixam dúvidas sobre uma revolução próxima no mercado de trabalho.

Apesar do susto com o lançamento do ChatGPT no final de 2022, que estremeceu até mesmo líderes de tecnologia e gerou uma carta aberta pedindo sua pausa, a IA não precisa ser vista como vilã.

Afinal, um estudo do International Data Corporation (IDC) revelou que o Brasil é o país que mais usa inteligência artificial na América Latina: 63% das empresas utilizam apps com base em sistemas inteligentes. Ou seja, ferramentas do tipo podem facilitar sua rotina e otimizar tarefas que levam muito tempo, mas não são estratégicas. Em resumo: você pode se tornar mais produtivo.

Veja abaixo o levantamento das melhores ferramentas de marketing que usam IA disponíveis no mercado. Entenda como utilizá-las para aumentar a captação de leads, diminuir o custo por cliente e escalar suas vendas.

Índice:

  • A inteligência artificial é tendência que veio para ficar no marketing digital
  • Porque o profissional do futuro deve abraçar a IA e não ser contra
  • Estas ferramentas de marketing vão te ajudar ser mais produtivo e criativo
  • ChatGPT: o faz tudo que ajuda a criar o que você quiser
  • Copybase: ferramenta de marketing brasileira tem foco em conteúdo
  • Jasper e Copy.AI para copywriting em inglês
  • DALL-E e Canva: imagens, vídeos e outros conteúdos feitos por inteligência artificial
  • Pareto e Hacker Ads para anúncios online
  • Watson Marketing para marketing digital mais inteligente
  • Salesforce Einstein e o novo relacionamento com o cliente 

A inteligência artificial é tendência que veio para ficar no marketing digital

Chamamos de inteligência artificial sistemas treinados pelos humanos para executar tarefas complexas, que até então competiam apenas a seres inteligentes. Em geral, essas máquinas são abastecidas com bancos de dados e recebem treinamento, além de aprenderem com os constantes feedbacks dos próprios usuários.

Estudos nesse campo da tecnologia têm crescido e ganhado notoriedade, especialmente com envolvimento de grandes nomes e empresas, como o bilionário Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e Twitter, e Mark Zuckerberg, CEO da Meta.

No Brasil, o uso de programas com base em IA costuma ser bem-sucedido, já que a população tende a aceitar produtos que facilitem o cotidiano. Em estudo recente, a Ilumeo Data Science Company chegou à conclusão de que o uso de assistentes virtuais nos celulares, como Siri e Alexa, subiu de 18% para 25% entre 2020 e 2022 no país.

A mesma escalada foi percebida em setores do mercado de trabalho, especialmente no digital. Antes mesmo da popularidade da inteligência artificial em ferramentas de marketing, aplicativos que otimizam o dia a dia ganharam espaço. O Canva, por exemplo, tornou muitos profissionais capazes de produzir materiais visuais sem necessariamente ter especialidade na área.

Muitos processos de marketing já foram inseridos na lógica da inteligência artificial, como atendimento ao cliente por chatbots, anúncios de mídia paga, construção de ICP, produção de conteúdo e automação de diversos processos.

No próximo tópico, explicamos por que não vale a pena resistir à tecnologia, que pode trazer inúmeras vantagens.

Por que profissional do futuro deve abraçar IA e não ser contra

Muitos benefícios dos sistemas inteligentes mostram que resistir não é o caminho. Ferramentas de marketing com inteligência artificial são capazes de ajudar profissionais e empresas na tomada de decisões mais assertivas para os objetivos do negócio. 

A IA pode auxiliar automatizando tarefas rotineiras, fornecendo insights sobre o comportamento do consumidor e personalizando a experiência do usuário.

Listamos 4 motivos pelos quais os profissionais do futuro devem abraçar a IA em suas estratégias de marketing.

  1. Eficiência e automação

Tarefas rotineiras podem ser automatizadas, como envio de e-mails, publicação de conteúdo e otimização de anúncios. Com mais tempo livre, os profissionais de marketing se concentram em atividades mais estratégicas.

  1. Personalização

Você pode usar sistemas de inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário. Com base no histórico de navegação e comportamento do lead ou cliente, a ferramenta fornece dados que permitem uma jornada com melhores taxas de conversão e fidelização.

  1. Análise de dados

A IA também poupa seu tempo ao analisar grandes quantidades de dados rapidamente. Você consegue ter insights valiosos sobre o comportamento do consumidor e o desempenho de uma campanha de forma muito mais ágil, orientando ou reorientando estratégias.

  1. Previsão de tendências

Outra utilidade é a previsão de tendências de mercado e comportamento do consumidor. Esses dados podem guiar melhor as estratégias e o planejamento de projetos e ações.

Ao abraçar a inteligência artificial em estratégias de marketing, empresas e profissionais vão obter vantagem competitiva e aprimorar o desempenho das campanhas. Veja como abaixo.

Bianca Mello, da IBM, fala sobre as principais aplicações da inteligência artificial para o marketing

Estas ferramentas de marketing vão te ajudar a ser mais produtivo e criativo

Levantamos as 10 melhores ferramentas de marketing com inteligência artificial. Confira a lista (abaixo, você pode ler uma descrição mais detalhada de cada ferramenta):

  1. ChatGPT. O bot da OpenAI responde sobre diversos temas, provê informações e mantém conversas complexas sobre ideias e opiniões. O sistema é treinado em inúmeros idiomas e funciona bem em português
  2. Copybase. A startup brasileira usa a mesma base de dados que abastece o ChatGPT. Focada em serviços de marketing e treinada para o mercado brasileiro, a plataforma permite que profissionais e empresas produzam rapidamente conteúdo para diversos canais.
  3. Jasper. Um dos mais famosos lá fora, produz conteúdo anúncios para redes sociais, roteiros de vídeos, e-mail marketing, artigos otimizados para SEO e artes para postagens.
  4. Copy.AI. Mais uma plataforma de IA com foco em produção de texto, cria e-mails, artigos, roteiros de vídeos, legendas para redes sociais, entre outros, a partir da demanda do usuário.
  5. Dall-e. Da mesma empresa criadora do ChatGPT, o Dall-e gera imagens a partir da descrição de texto dos usuários e é capaz de criar imagens altamente realistas utilizando inteligência artificial.
  6. Canva. A plataforma de design gráfico permite que usuários criem artes para redes sociais, apresentações, materiais impressos, entre outros.
  7. Pareto. Usa a inteligência artificial para automação de marketing com foco em mídia paga. Otimiza anúncios de acordo com centenas de variáveis.
  8. Hackr Ads. Com foco em anúncios de Facebook e Instagram, analisa os números das campanhas com o robô Doctor e em segundos sugere melhorias que podem ser feitas com um clique.
  9. Watson Marketing. O sistema cognitivo da IBM usa inteligência artificial para ajudar as empresas a tomar decisões mais efetivas. Entre as funcionalidades, estão análise de dados, personalização de conteúdo e gerenciamento de campanhas.
  10. Salesforce Einstein GPT. Integrado ao Salesforce, é o primeiro a usar inteligência artificial em CRM. O software ajuda empresas a entender melhor os clientes para ações mais eficientes.

ChatGPT: o faz tudo que ajuda a criar o que você quiser

Criado pela OpenAI, o ChatGPT tem sido apontado como uma poderosa ferramenta de marketing com inteligência artificial. Ele funciona em formato de chat, é capaz de entender perguntas e comandos dos usuários e responde em uma linguagem bem próxima da comunicação humana.

O robô consegue realizar várias tarefas atreladas à produção de texto, como: responder a perguntas de conhecimentos gerais; realizar traduções de frases ou textos; completar textos incompletos a partir do contexto; gerar resumos; escrever artigos, ensaios, histórias e e-mails; e fazer previsões a partir da análise de dados.

Isso quer dizer que o ChatGPT pode ser seu aliado em quase tudo relacionado à produção de conteúdo. Porém, vale também reforçar que o ChatGPT não é treinado para marketing e a realidade brasileira e não oferece formatos e templates. Se você quer algo nesta linha, vale conhecer a Copybase (veja abaixo mais detalhes).

Veja como usá-lo a seu favor:

  • Respostas a clientes. Pode ser usado em chatbots para responder a perguntas frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente.
  • Personalização de conteúdo. Gera conteúdo personalizado, como recomendações de produtos, com base nas preferências do cliente.
  • Geração de conteúdo. Produz conteúdo de marketing, como posts em redes sociais, e-mails, descrições de produtos e blogposts com foco em SEO.
  • Análise de sentimentos. Analisa o sentimento dos clientes em relação a uma marca ou produto com base nas interações em redes sociais ou comentários em fóruns.
  • Análise de tendências. Analisa tendências de mercado com base em dados de fontes variadas, como pesquisas na web, redes sociais, e-mails e outros canais.
  • Automação de marketing. Automatiza tarefas de marketing, como segmentação de clientes e envio de e-mails personalizados.

Copybase: ferramenta de marketing brasileira tem foco em conteúdo

A startup brasileira Copybase é uma inteligência artificial para geração de conteúdo no marketing. O sistema usa como base a mesma tecnologia do ChatGPT e produz conteúdo para redes sociais, landing pages, anúncios, artigos, vídeos e e-mails. 

Assim como o produto da OpenAI, a Copybase utiliza uma infinidade de informações disponíveis para produzir conteúdo. A diferença é que seu foco está em conteúdo para o mercado de marketing do Brasil.

Os principais usuários dessa ferramenta de marketing são agências, criadores de conteúdo, infoprodutores, gestores de tráfego, copywriters, entre outros.

O serviço ajuda na rotina de trabalho com modelos pré-treinados em português e funcionalidades focadas em quem atua na área com anúncios, e-mails, funis de venda e headlines.

A partir dos feedbacks dos resultados, os usuários ensinam o robô a gerar textos mais próximos daqueles que já tiveram sucesso antes, inclusive com referências (um dos grandes diferenciais).

Entre os modelos mais usados pelos clientes, estão legendas de posts em redes sociais, anúncios para Instagram e Facebook, descrição de produtos e serviços e melhoradores de texto. O conteúdo é sempre original e descarta preocupações sobre plágio. 

Jasper e Copy.AI para copywriting em inglês

Quem precisa produzir conteúdo em inglês pode contar com a ajuda da Jasper ou Copy.AI. Ambas se baseiam em inteligência artificial com foco em geração de texto, são muito bem treinadas na língua inglesa e podem otimizar o trabalho de copywriting.

A Jasper é um assistente digital que nasceu com o intuito de aumentar a produtividade e facilitar processos rotineiros. No marketing digital, gera conteúdo rapidamente e em alta qualidade. O bot é capaz de pesquisar as dores e os desejos do alvo do conteúdo, auxiliando no processo de construção da copy. Também usa SEO e otimiza os textos para ranqueamento no Google.

O Copy.AI funciona na mesma lógica e consegue reduzir em até 80% o tempo de escrita. Você define o modelo de texto a ser produzido e fornece informações de marca, serviço ou produto. Ele envia várias opções de texto, edita e aperfeiçoa frases. Além de auxiliar na criatividade, as duas plataformas reduzem muito o tempo de trabalho e ajudam a entregar resultados mais precisos para as ações de marketing.

Aqui estão exemplos de copy que podem ser feitas com auxílio do Jasper ou Copy.AI: 

  • Anúncios para redes sociais;
  • Legendas para redes sociais;
  • Roteiros de vídeos;
  • E-mail marketing;
  • Artigos otimizados para SEO;
  • Artes para postagens.

DALL-E e Canva: imagens, vídeos e outros conteúdos feitos por inteligência artificial

O marketing vai além dos textos - e muitos profissionais têm se beneficiado de ferramentas de marketing com inteligência artificial para geração de imagens e vídeos. Dall-e e Canva são duas das principais plataformas usadas para esse fim, especialmente para criação de imagens para redes sociais.

O Dall-e foi desenvolvido pela OpenAI e gera imagens realistas e personalizadas com base em descrições de texto. O usuário descreve a cena ou o objeto para que o sistema produza uma imagem correspondente. Os resultados são exclusivos e personalizados, o que é muito útil para as postagens nas redes sociais (porém nem sempre a plataforma está no ar).

O Canva, por sua vez, é uma plataforma de design gráfico com diversos modelos prontos, além de recursos para criação de imagens customizadas. É possível personalizar os modelos com facilidade e rapidamente, editando elementos como textos, imagens e ícones sem ter habilidades avançadas em design gráfico.

Confira o que é possível otimizar com Dall-e e Canva:

  • Criação de conteúdo visual. Gere imagens personalizadas atraentes ao seu público-alvo. As ferramentas permitem criar ilustrações de produtos ou serviços para campanhas publicitárias ou redes sociais';
  • Design gráfico. Crie peças gráficas exclusivas, como logotipos, gráficos e infográficos;
  • E-commerce. Produza imagens de produtos personalizados para e-commerce, como fotos de roupas e acessórios em diferentes estilos e cores;
  • Publicidade. Crie anúncios customizados e com alto poder de engajamento;
  • Identidade visual. Faça uma identidade visual única e consistente para sua marca, com cores, fontes e imagens.

Pareto e Hacker Ads para anúncios online

Se seu maior desafio está nos anúncios online, Pareto e Hackr Ads são as ferramentas de marketing para você e sua equipe. Ambas usam inteligência artificial para otimizar e reduzir custos e tempo na operação de campanhas de marketing digital. Aproveite para conhecer as melhores ferramentas e plataformas para ads.

A Pareto é um software de automação de mídia paga que usa a IA Tess para aumento de produtividade. A empresa se encarrega da operação enquanto os profissionais focam em criatividade e estratégia.

Segundo a companhia, o serviço automatiza tarefas repetitivas e gera uma economia de 1 dia por semana de trabalho.

Veja as principais vantagens da Pareto:

  • Automatizar orçamento das campanhas;
  • Fazer mudanças ou ativar ações em um clique;
  • Ver a performance em dashboards personalizados;
  • Conectar dados do CRM ou estoque com as campanhas de mídia paga.

Outra opção de ferramenta de marketing com inteligência artificial para anúncios online é a Hackr Ads, que tem como promessa fazer você anunciar para a pessoa certa. A assertividade no target só é possível graças ao uso da IA, que faz otimizações nas campanhas, gera relatórios e "aluga" públicos de outros sites de forma automática.

O sistema automatiza processos de ads no Facebook e Instagram, além de prover insights de direcionamento de campanha capazes de aumentar o lucro e a conversão, atingindo leads super qualificados. O processo de adesão à plataforma é rápido. Em menos de 5 minutos, você usa o estúdio de edição para criar anúncios e coloca as campanhas no ar.

Watson Marketing para marketing digital mais inteligente

Watson Marketing, a ferramenta de marketing digital da IBM, usa a inteligência artificial para tornar o trabalho de empresas mais inteligente, gerando a experiência que o cliente espera.

A principal vantagem desse sistema é a análise de dados, realizada a partir da coleta, análise e interpretação de dados de múltiplas fontes, como redes sociais, e-mail marketing e CRM. 

Esse tratamento mais apurado das informações dá às equipes de marketing uma visão muito mais profunda do comportamento dos potenciais clientes, como hábitos de consumo e preferências.

A plataforma tem 4 soluções que usam os dados com objetivo de colocar seus clientes em vantagem competitiva no mercado. Os insights têm impacto na compreensão do cliente e, consequentemente, no seu engajamento, já que as estratégias podem ser muito mais personalizadas, assertivas e criativas.

Conheça os 4 produtos de IA da Watson Marketing:

  • Watson Campaign Automation (WCA). Por meio de automação multicanal, é possível criar, gerenciar, analisar e aprimorar campanhas de e-mail, push, SMS e redes sociais. O sistema ajuda na geração de ações com maior conversão e fidelização.
  • Watson Customer Experience Analytics (WCXA ou Tealeaf). A plataforma usa dados de sites e aplicativos para análise comportamental por inteligência artificial. Assim, permite a compreensão e otimização de cada jornada do cliente. Na prática, isso gera redução de custos e maior retorno do investimento. Ao entender, por exemplo, por que os clientes abandonam um fluxo de compras, é possível agir no problema e recuperar a conversão.
  • Watson Content Hub (WCH). O gestor de conteúdo produz as melhores experiências em todos os canais. Ele transforma repositórios desordenados em bibliotecas pesquisáveis por meio de tagueamento automático. A ferramenta tem integração nativa com a Shutterstock.
  • Watson Real-Time Personalization (WRTP). O software fornece personalização em tempo real com inteligência artificial, o que leva à customização das ofertas de cross-sell e pode escalar as vendas em até 40%.

Salesforce Einstein e o novo relacionamento com cliente

O Salesforce desenvolveu o Einstein GPT, primeira tecnologia de IA no mundo para CRM, por meio de integração com a base de dados da OpenAI. A maior promessa do serviço é entregar experiências de marketing digital personalizadas que levam a mais conversão e menos custos de operação.

Os pilares desse sistema são:

  • Criar relacionamento eficiente com o cliente;
  • Usar comunicação personalizada nos canais favoritos do cliente;
  • Otimizar engajamento com conteúdo escalável;
  • Analisar os dados primários para segmentação e personalização da publicidade.

As equipes de marketing conseguem otimizar campanhas em um só lugar, tendo uma visão única da performance com dashboards de e-mails, mobile e jornadas. Daí, a inteligência artificial avalia os dados primários e fornece uma análise para personalização da publicidade em todos os canais.  

Dessa maneira, a ferramenta auxilia no crescimento de engajamento e economiza tempo dos profissionais. Os insights da IA ajudam até a enviar a mensagem certa na hora certa.

Veja possibilidade de uso da plataforma no marketing digital:

  1. Criar respostas automáticas e chatbots que se ajusta ao jeito de comunicação do usuário
  2. Analisar sentimentos e identificar humor e opinião do público sobre o produto ou serviço
  3. Avaliar tendências e previsões a partir de comportamentos e interesses do público
  4. Automatizar criação de campanhas de marketing mais eficazes e reduzir custos 

Quer testar ferramentas de marketing que usam inteligência artificial? Veja mais sobre os benefícios da Copybase para a produtividade e estratégia da sua atuação como profissional ou do seu negócio.