Com diversos marketplaces e cada um com as suas regras fica cada vez mais difícil saber como precificar para ter lucro nas suas vendas.

Neste artigo criado pela Preço Certo, vamos te ensinar a precificar os seus produtos utilizando o método da margem de contribuição para que você consiga ter resultados reais para o seu negócio.

Precificação por margem de contribuição

A precificação por margem de contribuição utiliza somente os valores intrínsecos à venda. São eles:

  • Custos de compra/confecção;
  • Tributação;
  • Taxas de venda.

São inúmeras as possibilidades que temos com a visão da margem de contribuição.

Com esse indicador, nós podemos:

  • Definir metas de vendas;
  • Dar descontos sem ter prejuízo;
  • Saber o quanto podemos investir em marketing.

Apenas uma amostra do poder desse indicador.

Como formar o preço e ter lucro

Existem duas formas de fazer isso, por meio da margem objetiva e do lucro nominal.

Cálculo da margem objetiva

Digamos que o seu objetivo é ter uma margem de contribuição de 30% e como estamos precificando por margem objetiva, vamos levar em consideração os seguintes valores:

  • Custo do Produto: R$ 100
  • Impostos: 15%
  • Comissão do marketplace: 10%

Com esses dados, vamos para o cálculo.

Portanto, o seu preço de venda precisa ser de R$ 222,23 para pagar todos esses custos variáveis e te dar 30% de lucro para contribuir no pagamento dos custos fixos.

Cálculo da lucro nominal

Como estamos precificando por lucro nominal, digamos que o seu objetivo é ter um lucro de R$30 na venda, com isso temos:

  • Custo do Produto: R$ 100
  • Impostos: 15%
  • Comissão do marketplace: 10%

Com esses dados, realizamos a seguinte conta:

Portanto, o seu preço de venda precisa ser de R$173,34 para pagar todos esses custos variáveis e te dar R$30,00 de lucro para contribuir no pagamento dos custos fixos.

Repare que em ambos os casos, como os objetivos são diferentes, o preço de venda precisou se ajustar.

Bônus: Forme preços em cada marketplace

Alguns marketplaces possuem taxa fixa mais comissão, outros apenas comissão. Além disso, as regras de frete também são diferentes, alguns são os compradores que pagam e outros são os vendedores, e isso tudo afetará a sua precificação.

É importante que você se informe sobre as condições de cada marketplace para iniciar seu processo de precificação corretamente.

Para te auxiliar nesse processo, a Preço Certo possui uma calculadora de preços para marketplaces, permitindo que você tenha segurança na precificação e clareza das margens que formam seu preço de venda em 11 marketplaces diferentes.