Seria muito bom aumentar, de um dia para a noite, em 10% ou 20% seus cliques e número de usuários recorrentes em seu e-commerce, não é mesmo?

Não há fórmulas mágicas, e tudo vai exigir algum tipo de esforço para as vendas aumentarem, como estudar boas práticas para sites ou aprender de UX (User Experience).

E para isso existe algo chamado Copywriting, um velho amigo da publicidade, que ficou muito conhecido aqui no Brasil nos anos 2000. 

Desde então, se tornou forte aliado dos negócios digitais, e ajudou (muito) a aumentar as vendas e interações em nossas páginas e sites – sejam cliques, compras no checkout ou uma simples interação com os botões em sua newsletter.

Por isso, hoje vamos ensinar algumas técnicas de copy, que você já pode começar a utilizar em seu e-commerce, e ver mais pessoas comprando seu produto.

Antes de darmos as dicas e técnicas, uma breve explicação:

O que é Copywriting?

O copywriting é um conjunto de técnicas persuasivas textuais, que possuem a finalidade de gerar uma ação ou desejo no público.

Eles estão sempre associados a trabalhos de Marketing e Publicidade, e são muito utilizados em lojas e negócios online – principalmente em e-commerces. 

Seja com a ajuda de mídia paga (Ads e anúncios no Google) ou por meio das páginas home e campanhas de e-mail, são as copys e frases marcantes que capturam a atenção das pessoas, e fazem com que tomem uma ação (90% das vezes sendo um clique).

Tudo isso funciona por um princípio muito humano e natural às pessoas: as copys trabalham no subconsciente, ativando alguns gatilhos mentais e cognitivos, facilitando e incentivando as pessoas a realizarem conversões nos sites que elas usam.  

Copywriting e o Marketing Digital

Em tempos onde o comércio online se torna cada vez mais importante e também mais competitivo, webmasters e estrategistas de e-commerce devem estar cada vez mais familiarizados com novas estratégias para seus negócios.

O marketing digital hoje é uma questão de relacionamento e de criação de conteúdo e de mensagens cativantes. 

Porém, há um detalhe muito sensível: tudo começa com uma pequena ação do público. 

Se eles, os usuários, entram em seu site e não tomam nenhuma ação, eles podem nunca mais voltar. Para isso utilizamos de muitos “macetes” como Pop-ups, vídeos e o copywriting com frases e mensagens chamativas.

Princípios de escassez, boas oportunidades e até a reciprocidade – todos esses gatilhos mentais de copywriting – são os responsáveis por isso tudo funcionar.

Então se você possui uma loja online ou trabalha em uma, mesmo como analista de marketing ou de vendas, você deveria se interessar pelos “truques” e artimanhas do mundo das copys, onde a essência de tudo é conversar e fazer com que os usuários pensem: 

“– É verdade, ele tem razão, tenho que saber mais sobre isso”

Como um e-commerce utiliza o copywriting em sua estrutura?

Um e-commerce normalmente depende de 2 questões/fontes para aumentar suas vendas: buscas no Google por palavras específicas relacionadas ao seu business, e os botões e banners espalhados pelo site da empresa.

E de ambas as formas, o copywriting é sempre usado e adotado. Os anúncios certos começam a “seguir” e acompanhar as pessoas que apresentaram algum interesse, e as páginas do site ficam mais otimizadas para o uso delas.

Vale lembrar que também há as estratégias de e-mail, newsletters, redes sociais e muitas outras formas de trazer visitantes e potenciais compradores até seu e-commerce. 

Todo esse ecossistema é o que faz uma pessoa descobrir, visitar o site, pesquisar e começar a colocar produtos em seu carrinho de compras.

Agora que demos a introdução do assunto, vamos a o que realmente interessa.

5 técnicas de copywriting para usar em seu e-commerce

1 - Converse com a audiência!

Ao invés de simplesmente falar de promoções e dos seus produtos, é interessante falar da emoção das pessoas.

E a melhor maneira de fazer isso é conversando com as pessoas, mesmo que com frases pequenas e pontuais.

Fale, por exemplo:

  • Da vontade que eles têm de viajar, ou a frustração de não conseguir viajar (empresas de viagens fazem isso muito bem online);
  • Mostre a possibilidade da mudança em suas vidas;
  • Mostre como as pessoas vão perceber seu produto ou serviço (literalmente, mostrar que socialmente a pessoa será bem vista e mais aceita).

No exemplo abaixo, estamos falando de coleção de objetos colecionáveis. Uma simples mensagem como “que tal terminar aquela coleção” pode instigar pessoas a tomarem uma ação e verem quais produtos o site tem à venda. 

Veja como o Banner no Ebay é estratégico e interessante na copy e nas imagens.

Note que essa técnica é muito melhor para vídeos e copys longas, como artigos e notícias. Ainda assim, não deixa de ser útil para e-commerces. 

2 - Técnica do “eu quero…”

Sempre que você for escrever um botão ou fazer uma Call to Action (CTA), tente completar a frase “eu quero”.

Ou seja, vê se seus botões ou iniciativas completam uma ação cabível naquele momento. Se você parar por alguns instantes e estudar alguns sites por aí, vai ver que alguns botões não completam muito bem a frase “eu quero”, ou possuem palavras mirabolantes como “assinar nossa newsletter”.

Por exemplo, “saber mais” completa a frase “eu quero” de forma natural, mas palavras como “assinar” ou até mesmo comprar podem ser dispensadas em certos momentos (afinal, a priori ninguém quer comprar ou sair gastando dinheiro). 

3 - Melhore a abertura de e-mails

Pode apostar, se mais pessoas estivessem abrindo seus e-mails e consumindo seu material nas redes sociais, você estaria vendendo mais.

Algo que pode ajudar na abertura de e-mails é o próprio copy do assunto. Teste novos tipos de assuntos e resumos de e-mail, e evite clichês comuns no universo das lojas online e e-commerces.

Lembre-se que para saber o quanto o cliente conhece seu produto, serviço ou oferta, é necessário saber qual o nível de consciência dele.

Somente com isso (ou com esse template) é que seus e-mails e “mensagens persuasivas” conseguiram ter os melhores resultados e cliques possíveis, afinal, você não vai estar oferecendo coisas que estão fora do contexto, e poderá segmentar os tipos de mensagens e promoções que você envia.

4 - Incentive as visitas até seu site de forma orgânica e natural

Nada melhor do que ter pessoas vindo até você por livre e espontânea vontade, pelo fato de clicarem em fotos e materiais que foram publicados por seu e-commerce.

Isso pode ser feito por meio das estratégias de marketing nas redes sociais, que por meio de fotos e promoções fazem com que as pessoas simplesmente parem o que estão fazendo, para visitar sua página.

Graças às redes sociais, em muitos casos, as pessoas ficam sabendo de sua existência, uma vez que nem mesmo sabiam que seu site/negócio vendia tal produto. E essa descoberta é muito importante, uma vez que pode trazer novos compradores e pessoas que se tornaram compradores recorrentes daquilo que você vende. 

Quando se trata de textos e mensagens nas redes sociais, o que indicamos é que você use palavras e frases que:

  • Contenham a palavra “novo” ou lançamento, pois as palavras são naturalmente compelidas e conhecer novidades (uma coleção nova de roupas ou novo modelo de um smartphone são excelentes exemplos);
  • Mostrem algum tipo de campanha ou comunidade relacionada a um tema, pois as pessoas amam o senso de pertencimento;
  • Apresentem uma moeda de troca clara. Isso significa que é explícito o que a pessoa ganha ao realizar a visita até o seu site ou landing page. Isso serve para e-commerces e sites em geral. Como exemplo,  você pode mostrar uma promoção relâmpago ou instigar a sensação de perda.
A moeda de troca aqui neste banner da Kanui é bem evidente!

5 - Não faça eles pensarem!

Bom, essa técnica pode ser mais visual com as fotos e imagens do que a própria copy em si.

Algo que acho fenomenal em e-commerces é a capacidade de fazer convites irrecusáveis para as pessoas navegarem pelo site e explorarem mais o e-commerce.

Isso pode ser feito ao mostrar corredores e listas como “produtos relacionados” ou o famoso “você também pode gostar de…”. Normalmente isso é construído por imagens e produtos, mas as pequenas frases podem fazer diferença.

O simples fato de ter a palavra você em uma frase ou em seus convites, a chance dos clientes lerem e se interessarem será muito maior, assim como também de clicarem e realizarem todo um caminho/trajetória construído propositalmente em seu site.

Deixe também garantias ao longo do site e das páginas dos produtos, para que tenham certeza que há possibilidades de devolução, estorno e outras questões relacionadas ao seu e-commerce. Imagine como deixar uma frase na descrição “devolução gratuita” ou “processo de troca fácil” pode reduzir o número de pessoas que desistem da compra ou até mesmo depois de terem adicionado os itens no carrinho!

De maneira geral, seu site, botões e locais de interações (como botões) devem fazer com que a navegação e o usuário não fique com dúvidas. Deixe tudo muito explícito e explicado, nem que tenha que colocar uma descrição no topo de suas páginas e categorias.