Marketing multicanal é utilizar, ao mesmo tempo, diversos canais de comunicação para fazer a divulgação da marca aos clientes.

A proposta dessa estratégia é explorar todas as possibilidades para garantir que o público-alvo seja atingido em vários canais diferentes - conseguindo gerar, assim, diversas percepções sobre uma mesma mensagem e aumentar a probabilidade de gerar uma venda.

A ideia central da estratégia de marketing multicanal é conseguir maximizar o impacto que uma marca causa.

Contudo, o foco não é atingir todos os canais possíveis, mas, sim, descobrir em quais deles sua audiência é mais presente para que você consiga impactar um número maior de leads qualificados.

Isso evita um investimento financeiro desnecessário em meios que não darão tanto retorno assim.

A ideia principal do marketing multicanal é usar, de forma combinada, plataformas online e offline. Por isso é comum que uma mesma campanha seja veiculada em canais como:

  • Redes sociais;
  • Sites;
  • TV;
  • E-mails;
  • Chat online;
  • SMS e notificações push;
  • Aplicativos;
  • Fóruns e comunidades;
  • Meios impressos (jornais, revistas, banners e outdoors);
  • E muitos outros.

Essa estratégia de marketing não consiste apenas em aumentar o alcance, mas dar visões diferentes sobre uma mesma marca e/ou produto.

Para que serve o marketing multicanal no e-commerce?

para que serve o marketing multicanal

5 dicas para implementar uma estratégia de marketing multicanal no seu e-commerce

Agora que você já sabe para o que essa essa estratégia funciona, a gente vai te dar alguns direcionamentos para construir uma no seu e-commerce.

1. Saiba como integrar seus diferentes canais de comunicação

Como a gente já explicou, de nada adianta marcar presença em todas as redes sociais possíveis se as suas campanhas não foram projetadas e pensadas para isso.

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede social com um público muito específico, portanto, de nada adiantaria apenas replicar uma campanha que foi pensada para o Facebook lá. 

Depois de mapear quais são os canais em que o seu público-alvo tem presença, tente criar conteúdos que guiem a audiência de um canal para o outro, por exemplo.

Seus conteúdos devem dialogar entre si e a sua identidade visual precisa ser harmônica para gerar identificação independente do meio no qual o usuário é impactado.

A melhor forma de fazer isso é se planejar e focar em um objetivo principal (por exemplo, os usuários acessarem a sua loja). Todas as suas publicações em redes sociais e campanhas de tráfego pago devem direcionar, então, para a página do seu e-commerce.

2. Conheça o seu público-alvo 

Não só no marketing multicanal, mas também no tradicional, no de influência... toda estratégia nessa área exige que você conheça e estude muito o seu público-alvo. 

Ao monitorar e cruzar os dados de comportamento dos usuários dos seus sites e redes sociais você consegue criar uma estratégia mais assertiva para o seu e-commerce - e, principalmente, quais são os melhores canais para manter essa comunicação ativa.

É importante avaliar, por exemplo:

  • Com quais conteúdos seu público mais interage;
  • Qual a forma mais efetiva de se comunicar;
  • Quais os tipos de linguagem e qual identidade visual que mais geram engajamento;
  • Quais são os hábitos de consumo dos clientes ativos;
  • Qual o perfil socioeconômico dos clientes ativos.

3. Planeje, desde o início, os custos para as ações que você quer tomar

Quando se tem uma análise minuciosa do seu público-alvo fica mais fácil de fazer um planejamento assertivo e, além disso, é necessário entender quais serão os custos envolvidos em cada etapa da sua estratégia.

Ao entender os custos, é possível, também, calcular o retorno que esse investimento está trazendo para o seu e-commerce - e se a estratégia multicanal está, de fato, trazendo frutos para você.

4. Seus conteúdos devem ser relevantes para quem está lendo

Um conteúdo de qualidade é capaz de atrair a atenção dos usuários e, consequentemente, aumentar a taxa de cliques para o seu site. 

5. Mensure os seus resultados

Uma boa estratégia tem uma característica fundamental: acompanhamento contínuo dos resultados que estão sendo gerados. Ao acompanhar suas métricas, você também entende quais iniciativas estão gerando mais resultados.

Benefícios do marketing multicanal

benefícios do marketing multicanal

Existem desvantagens na estratégia de marketing multicanal?

Apesar da gente já ter provado que vale, sim, muito à pena investir nessa estratégia, também precisamos te mostrar algumas desvantagens que ela traz - traduzindo: dificuldades em implementar o marketing multicanal.

Em primeiro lugar, o marketing multicanal precisa que muitos conteúdos sejam criados, já que diferencia os tons de voz de acordo com o canal escolhido para propagar a mensagem.

Não adianta nada replicar o mesmo conteúdo no Instagram, Linkedin e um SMS, por exemplo. Mesmo que a essência seja a mesma, o tom de voz deve ser diferente para que a comunicação seja efetiva. 

Além disso, é preciso dar atenção aos clientes de todas as redes sociais e canais utilizados para comunicação, o que exige muita atenção e mão de obra também. 

Isso porque, segundo relatório da Zendesk de 2022, 73% dos líderes de negócios afirmam que há uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios.

Além disso, 61% dos clientes dizem que recorreriam a um concorrente da marca se tivessem uma experiência ruim com ela. Caso tenham duas experiências negativas, 76% dos clientes não voltariam a comprar. 

Qual a diferença entre marketing multicanal e omnichannel?

Existe muita confusão sobre esses dois termos, e a principal causa disso é que são estratégias de marketing com alguns elementos em comum como, por exemplo, o uso de diversos canais.

Mas o propósito de ambas é diferente - e por isso a necessidade de diferenciação entre ambas:

Omnichannel

A ideia do omnichannel é integrar as formas de entrar em contato com um cliente (vendas, atendimento ao cliente e campanhas de marketing). A ideia é conciliar os serviços de uma mesma empresa.

Isso funciona muito bem com o comércio de calçados, por exemplo. A estratégia omnichannel permite que o usuário faça uma compra online e, caso não goste do produto, realize sua troca em uma loja física.

Para tornar isso possível é necessário integrar a gestão do estoque e controle de vendas para que as solicitações - independente do meio em que são feitas - sejam atendidas em qualquer plataforma. 

Marketing multicanal

O marketing multicanal está muito mais ligado com estratégias de divulgação do produto ou da marca. 

Como já explicamos, limita-se aos meios de comunicação e aos objetivos de alcançar o público-alvo da melhor forma possível, captar sua atenção e - se a estratégia tiver sucesso - realizar uma venda.