Uma das etapas mais importantes com a qual qualquer dono de e-commerce se depara é a criação da descrição de produtos para a sua loja. Esse processo está longe de ser simples: pelo contrário, além de exigir esforço, é preciso ser muito bem feito para dar os resultados esperados e contribuir com as vendas.

Além disso, esse esforço é absolutamente necessário se você quer facilitar a vida do seu cliente. Segundo dados do E-Commerce Quality Index, mais de 70% dos entrevistados procuram outro e-commerce quando não encontram as informações que querem sobre o produto no qual estão interessadas.

Neste artigo a gente vai te mostrar tudo o que você precisa incluir da descrição do produto, além de dicas para elaborar uma e a importância dela para o seu e-commerce.

Por que eu devo me preocupar com a descrição de produto?

É simples, uma boa descrição de produto é capaz de convencer um cliente a comprar. Além disso, aliada a técnicas de SEO, seus produtos também serão mais facilmente encontrados pelo Google.

Portanto, além de ajudar o seu cliente, a descrição também aumenta a relevância da sua loja virtual perante o Google para que mais pessoas a encontrem através de tráfego orgânico. 

o que é seo?

Além disso, a descrição de produto influencia a taxa de conversão do seu e-commerce porque ajuda o cliente a entender o que você está oferecendo e aumenta a confiança ao explicar todos os detalhes.

Segundo dados da One Space:

  • 87% dos consumidores consideram que o conteúdo sobre o produto é extremamente importante quando estão comprando.
  • 50% devolvem itens quando recebem algo que não correspondia com a descrição do site.
  • 98% já deixaram de finalizar alguma compra porque as informações sobre o produto estavam incorretas ou muito rasas.

Por conta desses motivos que a gente vai te mostrar todas as informações que você precisa incluir quando for fazer a descrição de produtos da sua loja.

Descrição de produto: o que não pode faltar?

Ao descrever um produto vários elementos devem ser levados em consideração: qual o seu mercado de atuação (que vai te dar as características gerais do público que entra no seu site) e a buyer persona (que te dá as especificidades do comprador).

Um cliente que chegou até o seu produto provavelmente já tomou a decisão de compra e está na fase de pesquisa de informações (como preço) sobre o que ele quer. 

Levando isso em consideração, uma boa descrição de produto tem:

  • Características técnicas e informações relevantes – peso, cores disponíveis, medidas em centímetros (ou metros), material etc.
  • Instruções sobre como usar o produto;
  • A descrição deve complementar as fotos disponíveis.

Basicamente, você deve pensar tanto nos elementos descritos acima como em responder às seguintes perguntas:

  • O que é o produto?
  • Quais problemas ele vai resolver?
  • Qual seu diferencial?
  • Do que ele é feito?
  • Qual sua origem?
  • Como usar?

Outros elementos importantes são o título, que deve ser tanto explicativo como também chamativo.

4 dicas para elaborar uma boa descrição de produto

Agora que você já tem ideia dos elementos que são essenciais para criar uma descrição de produtos, a gente separou algumas dicas para te orientar no processo criativo. Olha só:

1. Use o tom de voz correto e escreva para a sua persona

Se você tem uma marca estruturada, um dos seus deveres é saber qual é o seu público-alvo e a melhor forma de se comunicar com ele. 

Um público mais jovem permite uma linguagem informal, gírias, emojis etc., bem como um público mais sério exige que a linguagem seja mais formal. 

Observe a diferença:

A descrição de um aparelho de pressão da Medjet, um site especializado na venda de equipamentos médicos. Dada a natureza do produto, o tom de voz é sério e mais técnico.
Na descrição de produtos da Simple Organic eles optam por uma linguagem descontraída e que dê a ideia de relação de amizade com o consumidor.

2. Faça uma pesquisa prévia de palavras-chave

A gente já comentou antes aqui no texto que aplicar estratégias de SEO também é importante nas descrições dos produtos do seu e-commerce. Use e abuse da criatividade para elaborar textos que contenham os termos mais pesquisados de acordo com os produtos que você quer vender.

As palavras-chave devem aparecer naturalmente em títulos e descrições, porque ajudam os clientes a encontrar o produto em seu site, marketplaces e motores de busca.

3. Não tenha medo de usar storytelling

As descrições técnicas e genéricas dão ao cliente todas as informações que eles precisam? Dão. Mas não engajam, não fidelizam e são incrivelmente esquecíveis.

Você precisa lembrar dos fatores que vão fazer o seu e-commerce se destacar a todo momento e incluir o seu toque em todos os detalhes – inclusive nas descrições dos seus produtos.

Como falamos no item 1, compreender quem é o seu cliente e falar a mesma língua que ele é importante para tornar essa identificação possível. 

Segundo um estudo da Nielsen, quando as pessoas se conectam emocionalmente com a marca isso tende a gerar resultados maravilhosos para ambas as partes. 

4. Inclua relatos dos clientes no seu site

A Amazon tem um modelo brilhante de deixar os próprios usuários avaliarem minuciosamente os produtos que estão disponíveis no seu site – seja a experiência de compra deles positiva ou negativa.

Isso passa a sensação de que a marca se importa com a opinião dos clientes e também dá a novos usuários a chance de ler uma opinião “livre de propaganda”, o que passa uma transparência maior.

Essa dica é importante porque leva em consideração o gatilho de prova social, que é uma área estudada pelo neuromarketing. Consumidores tendem a valorizar o que outras pessoas estão fazendo e consumindo. 

Usando os próprios dados da Amazon como exemplo, os anunciantes que têm um bom desempenho vendem até 40% mais ao ano, e tem um retorno 30% maior sobre seus gastos com anúncios. 

Exemplo de uma edição do livro Moby Dick na Amazon, que tem um espaço da página do produto reservada somente para avaliações de clientes (Fonte: Amazon)
como fazer uma boa descrição de produto