O Instagram para Empresas, mais conhecido como Instagram for Business, é um conjunto de ferramentas que proporciona aos negócios ter um perfil comercial no Instagram, fazendo com que as empresas possam fazer anúncios na rede social e que tenham acesso a dados que vão ajudar o empreendedor a entender melhor o seu público.

Algumas das informações fornecidas incluem: idade, localização, gênero e os horários que as pessoas mais acessam o aplicativo, bem como a interação desses usuários com as publicações - impressões, alcance e engajamento.

Além do acesso aos dados, perfis comerciais também podem divulgar informações como telefone, endereço, uma pequena descrição do negócio e abrir uma loja dentro do próprio aplicativo. E é através do Instagram for Business que as publicações do perfil podem ser promovidas para alcançar mais pessoas.

Importância do Instagram para Empresas

Um relatório divulgado pela We Are Social e Hootsuite mostrou que os brasileiros passam, em média, 3h e 47 minutos nas redes sociais. O Instagram é considerado a terceira rede social mais utilizada no país, com uma base de 122 milhões de usuários.

Cerca de 40% dos adultos utilizam o Instagram de acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research Center. Em relação à faixa etária, 71% dos adultos entre 18 e 29 anos usam a rede social. 48% daqueles entre 30 e 49 anos são usuários.

Cerca de 38% dos entrevistados disseram que entram no Instagram várias vezes ao dia, enquanto 21% responderam que entram pelo menos uma vez ao dia.

Esses dados dão uma ideia do porquê é tão importante que a sua marca esteja no Instagram, né?

Além disso, existe uma série de vantagens para você transformar o seu perfil em uma conta de empresa. Algumas delas são:

  • Alcançar seus clientes;
  • Encontrar leads em potencial;
  • Tornar-se uma autoridade no seu meio;
  • Potencializar a imagem do seu negócio;
  • Ter acesso a parcerias importantes.

Como ter um Instagram para empresas?

Para ter acesso a todos os recursos e vantagens que o Instagram para Empresas oferece, é necessário configurar o seu perfil, que precisa ter alguns requisitos mínimos.

Confira um passo a passo:

5 recursos do Instagram para Empresas

Dos diversos recursos que o Instagram para empresas disponibiliza para facilitar a experiência do usuário, existem alguns que funcionam muito melhor - e exclusivamente - para perfis comerciais. Confira a seguir.

1. Métricas para empresas no Instagram

O perfil profissional dá acesso a uma série de métricas e informações sobre quem segue você, quais publicações performam melhor que outras etc. A análise desses dados permite um planejamento mais assertivo e a criação de um conteúdo que seja mais relevante para a sua audiência. 

Confira, a seguir, algumas dessas métricas:

Alcance

É o número de pessoas que viu uma publicação sua. E, para o Instagram, os usuários impactados organicamente importam muito, porque são um indicativo de que seus conteúdos são interessantes.

Também é possível alcançar mais usuários com o recurso de impulsionar uma publicação, que traz para o seu perfil o chamado tráfego pago

Impressões

Essa métrica se refere ao número de visualizações - ou seja, quantas vezes a sua publicação foi visualizada. Quando uma pessoa vê o conteúdo mais de uma vez, esse dado também é computado. É um dado muito parecido com o alcance, e ajuda a entender se o conteúdo é tão interessante que as pessoas querem vê-lo mais de uma vez.

Visualização do perfil

O quanto as pessoas estão interessadas no que eu posto?

Essa é uma métrica parecida com as impressões, mas medindo diretamente o tráfego no seu perfil. Se as pessoas estão visualizando seu perfil, isso significa que elas estão procurando pelos conteúdos que você posta, o que se torna um indicativo da sua relevância enquanto marca.

Cliques no site

É possível medir quantas pessoas você conseguiu direcionar para o seu site, ou seja, que clicaram no link que você disponibilizou na bio ou nos stories.

Principais publicações

O recurso do Instagram para empresas sinaliza para você quais foram as publicações que geraram mais engajamento, o que pode te ajudar a ter insights na hora de fazer um novo planejamento de conteúdos.

2. Criação de anúncios

O perfil pessoal não permite a criação de anúncios, mas, ao migrar o perfil para o comercial, você tem acesso a diversos formatos para Instagram Ads, que podem ser segmentados por interesse, comportamento, dados demográficos ou direcionamentos mais específicos.

  • Stories: anúncios em imagem ou vídeo;
  • Foto: imagens simples que aparecem no feed do usuário;
  • Vídeo: conteúdo audiovisual que também fica disponível no feed do usuário;
  • Carrossel: junção de diversas imagens ou vídeos em uma única publicação no feed;
  • Coleção: montagens que se expandem com um clique.
Um anúncio de esmalte de unha feito pela Amaro no Instagram
As publicações impulsionadas aparecem de forma "natural" no feed do usuário, fazendo parte da experiência de navegar pelo feed.

3. Gerenciamento de diversas contas em um único aparelho

Quando você trabalha com diversas empresas ou tem um negócio próprio, é comum a necessidade de precisar gerenciar diversas contas ao mesmo tempo e usando um único aparelho.

Hoje em dia, com as necessidades de autenticação de dois fatores e confirmações de login, ficar logando e deslogando de contas pode ser uma dor de cabeça. Quando se tem mais do que uma empresa, então, memorizar diversos logins pode ser impossível.

Por isso, o Instagram para empresas permite que você gerencie diversas contas sem precisar ficar fazendo login toda vez. Confira como fazer isso:

  • No seu perfil, toque no ícone de três linhas e selecione “Configurações”;
  • Role até o final e toque em “Adicionar conta”;
  • Adicione sua outra conta inserindo o nome de usuário e senha. Pronto!
  • Para alternar entre os dois perfis, toque e mantenha pressionada a sua foto de perfil na barra de navegação e veja todas as contas conectadas.

4. Agende publicações com antecedência

Existem diversas ferramentas que auxiliam no agendamento de publicações nas redes sociais, como o Mlabs. Mas o próprio Instagram permite que você programe seus posts através do computador para dias e horários determinados. 

5. Instagram Shopping

O Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual dentro do seu perfil profissional. Os usuários podem explorar e comprar produtos - e o melhor, sem sair do Instagram. Além disso, as marcas conseguem marcar seus produtos nas postagens publicadas no feed.

Instagram Shopping da marca de dermocosméticos Sallve
As marcas podem vincular no próprio perfil profissional uma "vitrine" virtual, com preços e imagens dos produtos

5 dicas para impulsionar o seu perfil profissional

Com tantos recursos disponíveis, é importante você saber direcionar a sua estratégia. Por isso, separamos algumas dicas para você se atentar ao fazer o planejamento do seu calendário de publicações.