Os influenciadores digitais conquistam milhões em audiência todos os dias e, por isso, não demorou muito para que as marcas começassem a explorar seus canais de influência – ou seja, as redes sociais – como vitrines. Isso é, basicamente, o marketing de influência.

Essa técnica de marketing digital usa tanto a credibilidade dos influenciadores com o seu público como também a certeza de que o recado será visto por uma audiência muito consolidada, garantindo uma propaganda mais leve e orgânica através de carisma e grande poder de comunicação.

A ideia do marketing de influência é seguir o famoso modelo “boca a boca”, mas expandindo isso como uma estratégia consolidada e com dados mensuráveis.

Sabe quando você está conversando com um amigo e ele recomenda um filme, uma série ou até mesmo um produto? Pois é, a ideia aqui é a mesma, mas, ao invés do diálogo ser feito entre duas pessoas, a audiência pode ser de milhares – ou até milhões.

Influenciadores digitais são pessoas que trabalham com a produção de conteúdo para internet – seja através das redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube, como também de blogs. A facilidade que esses conteúdos têm de viralizar entre diferentes bolhas na internet e acabarem atraindo ainda mais pessoas é gigante.

Por isso, cada vez mais as marcas têm investido em parcerias e campanhas com essas pessoas, que, como o próprio nome diz, influenciam muito o comportamento e as decisões de compra de seus seguidores.

Diferentes maneiras de fazer o marketing de influência funcionar

Como qualquer outra estratégia de marketing, o de influência pode ser feito de diversas formas diferentes. Como, por exemplo:

Uma abordagem mais direta

Um story no Instagram, um tweet ou um vídeo no YouTube falando de um produto específico. Quantas vezes você já viu isso? Desde pequenas até grandes marcas estão tornando essa estratégia cada vez mais comum, e o motivo é porque é inegável que isso funciona.

Olha só nesses dados o porquê dessa estratégia ser tão eficiente:

  • Segundo a Influencer Marketing Hub, 60% dos inscritos de um canal no YouTube seguiram os conselhos de algum youtuber sobre o que comprar;
  • 40% dos usuários do Twitter fizeram uma compra depois de terem visto um tweet de um influenciador sobre um produto específico.
  • Uma pesquisa feita pela Rakuten Marketing e divulgada pela Oberlo mostra que 80% dos consumidores podem comprar depois de receberem recomendação de um influenciador.

 

Abordagens indiretas

Influenciadores digitais são conhecidos por compartilharem muito do seu dia a dia nas redes sociais. O marketing de influência também pode acontecer com o produto sendo parte da rotina.

Por exemplo, uma blogueira faz uma sequência de stories mostrando sua rotina de cuidados com a pele. No meio do vídeo, ela mostra um hidratante facial e faz um comentário elogiando. Essa também é uma forma de exercer o marketing de influência!

É importante ressaltar que isso não significa esconder do público que a publicação é patrocinada. Pelo contrário, se o público se sentir enganado sobre alguma recomendação, pode acabar gerando exatamente o efeito contrário na sua campanha.

Mostrar reviews no seu site ou nas redes sociais

O marketing de influência funciona, principalmente, por causa do gatilho de prova social. Portanto, publicar as avaliações positivas que você recebe dos seus produtos é uma ótima maneira de fomentar a compra deles.

  • Segundo a BrightLocal, 50% dos consumidores que visitam um site e leem um review positivo entram em contato com a marca ou então fazem outra ação.
  • Além disso, 81% das decisões de compra dos consumidores são influenciadas por amigos nas redes sociais, segundo a Vivipins.

 

Como os influenciadores ajudam no aumento das vendas no e-commerce?

Existem diversas estratégias que os influenciadores utilizam para trazer resultados para as campanhas de marketing de influência, e a maioria delas está ligada ao formato que terá o conteúdo:

  • Publicações patrocinadas;
  • Postagens de vídeos;
  • Publicação de stories;
  • Anúncios e cupons;
  • “Recebidos” do mês;
  • Participação em eventos.

 

Geralmente, o processo ocorre com a marca enviando uma proposta ao influenciador. Assim, ele fará um planejamento que faça sentido tanto com o perfil e o público que o segue como também com o produto que vai ser mostrado. O influenciador é capaz de contribuir com diversas ideias e indicar qual o melhor conteúdo para os objetivos da sua marca.

5 dicas para usar a estratégia de marketing de influência no seu e-commerce 

1. Planeje-se e defina seus objetivos!

Como toda estratégia, o primeiro passo é definir um plano de ação para seguir. É importante fazer para si mesmo algumas perguntas antes de pesquisar, por exemplo, um influenciador digital que mais faça sentido com o seu e-commerce:

  • Qual o meu objetivo com essa ação de marketing? (Aumentar seguidores? Impulsionar vendas? Aumentar o reconhecimento de marca?)
  • O público de quais influencers faz sentido com a minha marca?
  • Quais plataformas mais adequadas para divulgar meu produto/minha marca?
  • Qual o formato de conteúdo que mais faz sentido com o que eu quero divulgar?

O ideal é fazer dois brainstormings, um com a sua própria equipe e outro com o influenciador depois que o contrato for fechado. E isso nos leva à próxima dica:

2. Avalie bem os influenciadores que vai escolher

Como citamos nas perguntas que você deve fazer enquanto planeja sua estratégia de marketing de influência, é importante encontrar um influenciador ideal.

O número de seguidores e o engajamento são métricas importantes, mas, dependendo do produto que você quer divulgar, vale mais a pena fechar parceria com um influencer que tenha menos seguidores, mas que seja nichado exatamente para a sua área de atuação.

Normalmente esses profissionais utilizam um media kit para essas parcerias, com diversos dados importantes. Segundo dados da Opinion Box, 55% dos brasileiros gostam quando os influenciadores apoiam as causas que acreditam.

Isso demonstra como é essencial que a conexão entre o influenciador e a sua marca seja real.

3. Aproveite as datas comemorativas

Aproveitar sazonalidades e datas comemorativas para incrementar a estratégia de marketing de influência é uma tacada de mestre quando bem-feita. É importante fazer uma ligação entre seu nicho e as datas mais tradicionais do calendário de vendas para isso.

Datas comemorativas são conhecidas por movimentarem mais o comércio, portanto, fazer o envio de produtos específicos para serem divulgados nas redes sociais costuma funcionar muito bem.

4. Seja transparente e sincero com o seu público

A palavra-chave do sucesso das campanhas com influenciadores é a confiança que eles têm com o público. Portanto, é importantíssimo sinalizar todos os conteúdos feitos em parceria com uma marca como publicidade paga. A hashtag #publi é muito utilizada para isso.

De acordo com o Instituto Qualibest, 78% dos consumidores acham essa sinalização essencial nas publicações dos influencers.

Além disso, o art. 36 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que as publicidades devem ser facilmente identificadas pelos consumidores.

5 Não esqueça de medir os resultados

Lembra quando nós falamos que ao fechar uma parceria é costume que os influenciadores forneçam um media kit com dados importantes, como engajamento? Pois é, mas isso não é indicativo que a sua campanha vai dar certo.

Portanto, assim como qualquer outra estratégia, aqui é essencial fazer a mensuração dos resultados. A métrica de Retorno sobre o Investimento (ROI), é um exemplo, bem como o aumento no número de vendas, no tráfego, na taxa de conversão etc.

A gente tem um conteúdo completo sobre tráfego pago e suas métricas. Para acessar é só clicar aqui.

Criar cupons exclusivos para o influenciador e links parametrizados são duas formas eficientes de medir a eficiência da sua estratégia.

Veja alguns exemplos do marketing de influência na prática

A influenciadora Tata Estaniecki é conhecida por ser uma das apresentadoras do podcast PodDelas. Ela fez uma parceria com a Nike para produzir um reels. Confira o resultado:

A Camilla de Lucas é uma influencer que participou da 21ª edição do BBB. Após o programa sua carreira decolou e ela faz parcerias pagas com a própria Rede Globo.

Publi da influencer Camilla de Lucas para a Rede Globo

O Diego Cruz é ator e viralizou no Instagram e no TikTok por fazer vídeos engraçados e nostálgicos. A ideia da publi é ter a mesma pegada do conteúdo que o influenciador já faz em suas redes, para manter o engajamento do público.

@diegodiego_ É sempre assim, né? 😂 As super-heroínas das nossas vidas não ficam verdes e salvam o mundo, mas a Mulher-Hulk faz tudo isso e ainda é uma advogada que defende outros heróis! Essa nova série do Disney+ tá demais, galera. Corram lá pra conferir! #Publi #MulherHulk ♬ som original - Diego Cruz

Vale a pena investir em marketing de influência?