Uma política de privacidade é um documento que detalha como uma empresa coleta, armazena, protege e compartilha os dados e informações de um visitante em uma página da internet. Este documento visa trazer informações e orientações a respeito da segurança dos dados.

Este material informa, por exemplo, os direitos do usuário com relação aos seus dados (nome, CPF, endereço, dados sensíveis de pagamento etc.) e, mais importante, como são utilizados pela sua empresa.

Se você vende online tem um e-commerce, é super importante que você tenha uma boa política de privacidade, evitando assim eventuais transtornos futuros. Desta forma, você garante que o seu negócio está adequado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e à lei do e-commerce.

Por que é importante ter uma política de privacidade?

Em primeiro lugar, é importante ter uma política de privacidade para que o seu negócio atenda aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que define regras sobre uso e proteção de dados.

Como já informado, ao ter uma política de privacidade, você também garante que o seu negócio está aderente à lei do e-commerce, que regula o comércio eletrônico no Brasil.

Outro ponto extremamente relevante é que você transmite confiança para seus clientes e potenciais clientes e evita questionamentos legais.

Obviamente, não basta apenas ter uma política de privacidade - é preciso segui-la. Garanta que o seu negócio segue todas as diretrizes de segurança e proteção de dados.

Como criar uma política de privacidade para um e-commerce?

Se você está iniciando sua loja virtual, pode simplesmente usar nosso gerador de política de privacidade, que vai te oferecer um modelo pronto para uso.

Se você já possui um negócio e quer dar uma atualizada, nossa sugestão é procurar uma consultoria jurídica, que vai entender os detalhes do seu negócio.

Aproveite e entenda como escrever os termos de uso do seu e-commerce. Muitos negócios acabam optando por uma versão mais longa de documento que engloba termos de uso e política de privacidade.

Dicas finais sobre política de privacidade

  • Opte por um texto objetivo e simples, sem palavras difíceis;
  • Informe de maneira transparente como você armazena os dados dos clientes;
  • Coloque o link da política no rodapé do seu site.