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Criativos para anúncios online: o que são e como usá-los

Criativos para anúncios online

É bastante usual navegar pela internet e se deparar com centenas de anúncios em diversas redes sociais. O desenvolvimento dessas campanhas envolve muita pesquisa, estratégia e criatividade. E, não é segredo para ninguém que quanto mais dinâmico e envolvente é um anúncio, maiores são as chances dos usuários consumirem e ficarem instigados pelos produtos ou serviços oferecidos nessa publicidade. 

Dessa forma, os criativos para anúncios precisam ser chamativos, persuasivos e interessantes. Para isso, podem ser usados textos, imagens e áudios em banners, posts, vídeos, entre outras produções.

É imprescindível que os especialistas façam com que os criativos funcionem em conjunto com a mídia paga, porque de nada adianta investir em ads se a peça não chama a atenção do público-consumidor. No entanto, essa tarefa é mais difícil do que parece. Existem muitos anúncios pela internet que não trazem resultados positivos, se tornando ineficientes. 

Para evitar esse tipo de situação é preciso seguir de forma analítica as principais boas práticas para criação de criativos, além de ter algumas estratégias na manga para se diferenciar dos concorrentes. 

Continue a leitura do texto para saber mais sobre os criativos, os formatos, exemplos e dicas para produzir anúncios eficientes. 

O que são criativos para ads?

Os criativos para anúncios são campanhas publicitárias de uma marca ou organização veiculadas a uma página online, podendo ser uma plataforma, rede social ou aplicativo. Disponíveis em diversos modelos, eles podem ser encontrados como imagens, áudios, vídeos e entre outros. 

O formato e o conteúdo são definidos com base em pesquisas de tendências, público, o que compõem e as estratégias de atração. Eles podem ser distribuídos de forma paga, por meio dos ads e, também, de forma orgânica sem esse impulsionamento. 

Por que investir em criativos que convertem?

Não são todos os criativos que vão converter. E não existe uma fórmula ou padrão que funcionará para todas as marcas e campanhas, por isso o que vale nesse caso são os testes.

Essa experimentação é válida, pois a partir dos testes é possível definir o que funciona ou não para o seu público-alvo e isso faz com que os criativos sejam cada vez mais assertivos e atinjam os usuários certos, aumentando assim a rentabilidade e presença da marca. 

Investir em criativos que convertem otimiza tempo e esforços. No entanto, para atingir esse intuito é preciso definir os objetivos, fazer a segmentação de público, acompanhar os concorrentes, desenvolver um bom call to action, entre outras boas práticas. 

Boas práticas

Ao contrário das mídias tradicionais, que os usuários não podem pular os anúncios, no meio online a recepção dessa forma de campanha é vista de um jeito bem diferente. No digital, é possível escolher entre fechar a página, ler a próxima publicação ou buscar outro conteúdo.

Dessa maneira, é importante ressaltar que os criativos precisam ser desenvolvidos com o objetivo de prender a atenção do usuário, além de estimular o lado cognitivo e emocional. Algumas boas práticas podem fazer com que esse resultado seja mais fácil de conseguir.

Conhecer o público

O público é um dos principais determinantes do sucesso ou fracasso de um criativo. Por isso, é bastante importante conhecer muito bem os usuários da marca. Saber do que gostam, quais necessidades, dores e anseios dessas pessoas, é a chave para o triunfo de um anúncio. 

Por isso, é recomendado, quando se for fazer um criativo, estudar e desenvolver a ou as personas da companhia. Essa prototipação de um usuário ideal auxilia na hora de pensar a linguagem, o uso de imagens e, até mesmo, as cores da campanha, facilitando a concepção do anúncio. 

Ficar por dentro das tendências de mercado

As tendências do mercado são os principais triunfos de todos aqueles que querem construir um ótimo criativo. Porque o marketing não é uma fórmula estática, é preciso muita pesquisa e conhecimento para desenvolver anúncios que vão ser apelativos para os usuários.

Tudo influencia na forma com que o cliente irá receber o criativo, desde a maneira com que a marca se comunica, até a identidade e as imagens utilizadas pela marca. 

Uma forma de facilitar essa tarefa é focar sobre o que está acontecendo no nicho da companhia. Para uma empresa de móveis, por exemplo, é primordial entender as principais trends de decoração de casa. 

Alinhar o criativo a identidade visual da marca

A identidade visual de uma marca é muito importante para o reconhecimento e autenticação da empresa. Geralmente, composta por elementos visuais, ela pode ser um logo, tipografia, cor ou todas essas opções juntas. 

É esse conjunto de elementos que identificam uma companhia, por isso, é primordial que sejam usados no desenvolvimento dos criativos. O símbolo pode aparecer de diversas formas: imagens, músicas e gestos, por exemplo. O importante é que o usuário saiba exatamente quem está anunciando.

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Estratégia de copywriting

O texto, assim como o visual do criativo, precisa ser muito bem pensado. De certa forma, ele é até mais importante que a imagem, porque vai instigar o consumidor a realizar ações por meio dos call to actions (ou chamadas para a ação, em português). 

Portanto, o copywriting dos criativos, nada mais é do que a produção de textos persuasivos que têm como objetivo principal chamar a atenção do público. Com isso, espera-se gerar conversões. 

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CTA (call to action)

Como já ressaltamos anteriormente, os call to actions ou CTAs, são as chamadas para a ação de determinado criativo. Essa estratégia pode ser um botão dentro do anúncio ou também é possível de ser usada em um box, o importante é estar destacada do restante do design. 

Essa estruturação é necessária porque o CTA precisa chamar a atenção do cliente, já que é isso que irá instigá-lo a realizar determinada ação persuasiva, fazendo com que, assim, ele se aproxime da decisão de compra.

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Formatos de criativos

Encantar, persuadir e criar laços com os clientes são os principais objetivos dos criativos e,  utilizando os diferentes formatos, os usuários conseguirão interagir com a marca de formas diferenciadas e sem ficar monótono. 

Existem diversas maneiras de como fazer criativos para anúncios. Desde opções estáticas a vídeos e carrosséis. É sempre importante diversificar as escolhas porque, assim, é possível ampliar o alcance das postagens. 

Estático

Os clássicos criativos estáticos, assim como o nome já diz, são aqueles que não se mexem e não permitem nenhum tipo de interação pelo usuário. As imagens e os banners podem ser citados como alguns exemplos mais utilizados nesse tipo de campanha. 

Para chamar a atenção do público, nesse caso, é importante apelar para as fotos, cores, ícones e vetores. O texto também precisa ser ainda mais criativo, já que não haverá áudio para complementar as informações. 

Interativo

Ao contrário do estático, os criativos interativos permitem que o usuário participe de alguma forma. Nesse caso, os formatos mais populares são os áudios e os vídeos. O desenvolvimento desse tipo de campanha permite um pouco mais de abertura, pois a imagem e o som andam lado a lado se complementando. 

Carrossel

O carrossel nasceu como um dos criativos para anúncios no Facebook e, agora, já é muito utilizado em diversas outras plataformas. Bastante participativo, esse formato consegue agradar um grande número de público, sendo uma ótima estratégia para e-commerces. 

Com os carrosséis é possível montar catálogos, incluir detalhes de um produto, explicar passo a passos e, até mesmo, apresentar histórias. Muito versátil, esse formato chama atenção, mas também pode cansar o usuário, por isso, deve ser usado com moderação. 

Vídeos

Os vídeos são um tipo de criativos interativos que geram resultados muito bons porque aumentam o engajamento do cliente. Uma das principais vantagens desse formato é a facilidade para repassar informações ou explicar determinados produtos ou serviços. 

No entanto, os vídeos também apresentam desvantagens, sendo que o tamanho é a prevalecente delas. Para não gerar instabilidade nas plataformas, geralmente, são permitidos arquivos de até 4 GB. 

Exemplo de criativos

Para serem eficientes, os criativos não precisam ser mirabolantes. Com uma ideia bem planejada e seguindo as boas práticas de produção, é possível desenvolver uma campanha que tenha apelo emocional e persuasivo. 

Alguns dos exemplos de criativos para anúncios que utilizaram dessa estratégia podem ser vistos abaixo. 

  • Case Wi-Fi do McDonalds: para anunciar que as lojas físicas tinham sido atualizadas com Wi-Fi aberto para o público, a marca de lanches criou o símbolo da tecnologia com as batatas vendidas por eles. Esse criativo inclui a identidade visual da empresa, um produto e uma mensagem clara. 
  • Case relacionamento da Netflix: a gigante plataforma de streaming faz um bom uso dos criativos principalmente para gerar um relacionamento mais íntimo com o público. Usando o formato interativo, a marca faz anúncios de forma leve, como se fosse uma amiga antiga dos assinantes. 
  • Case uso da imaginação da Nescafé: provando que um criativo estático também pode ser muito eficiente, a marca de cafés Nescafé utilizou apenas de uma imagem para chamar a atenção do usuário. Nessa campanha em questão, apareciam em um fundo preto vários "Z", porém, conforme as linhas avançavam o "Z" (de sono), era substituído por "N", um símbolo da empresa. Assim, isso representava que o produto acordava mesmo as pessoas. 

Com ideias inovadoras, objetivos bem planejados e desenvolvimento das melhores práticas de criação, não tem por quê os anúncios não performarem bem. Pode ser difícil conseguir acompanhar as tendências e acertar o que o público quer ver. No entanto, como já ressaltado anteriormente, é necessário produzir testes e aperfeiçoar as estratégias para atingir o resultado ideal.

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