Tráfego pago /

Como fazer uma estratégia de tráfego pago

Como fazer uma estratégia de tráfego pago

Todo mundo que faz negócios, hoje, através da internet precisa saber pelo menos o básico sobre como criar e se beneficiar de estratégias como a de tráfego pago.

Apesar da principal diferença entre o tráfego pago e o orgânico ser o investimento financeiro que é feito a curto prazo, uma das semelhanças é que a publicação de anúncios também exige muita análise e estratégia para dar certo.

Resumindo: é fácil colocar dinheiro em uma plataforma e publicar qualquer coisa em forma de anúncio. Mas ele dificilmente será efetivo e, provavelmente, você perderá dinheiro nesse processo desenfreado.

Portanto, agora que você já entendeu exatamente o que é tráfego pago, chegou a hora de aprender a desenhar a melhor estratégia para atrair clientes para o seu e-commerce.

Como funciona o tráfego pago?

Uma estratégia de tráfego pago exige planejamento, acompanhamento, testes, análise e, o mais importante, paciência.

Assim como qualquer técnica de marketing digital, é comum passar por tentativas que darão errado, mas podem ensinar muito sobre como fazer do modo certo.

Portanto, é importante manter a frustração controlada quando um anúncio não performar da forma como deveria.

Muitas vezes, isso não significa que eles estão ruins, mas sim que a estratégia correta não foi aplicada, ou então a segmentação apropriadamente escolhida.

Por isso os testes A/B são comumente citados: às vezes, você pode mudar uma palavra, o posicionamento de uma mídia, e pronto: um anúncio que, antes, performava pessimamente, hoje atrai leads qualificados. 

Essas estratégias citadas dependem muito do canal em que será feito o investimento em anúncios. Por isso, é preciso ter os seguintes pontos em mente para entender como fazer tráfego pago.

Escolher o objetivo da campanha

Criar um anúncio sem analisar as dores do seu público-alvo ou sem entender o que ele procura é perda de dinheiro. Simples!

Para fazer um investimento certeiro e que vai trazer resultados explosivos, ter um objetivo claro em mente é não apenas importante como essencial. Confira, abaixo, alguns deles:

  • Divulgar o e-commerce para ganhar visibilidade para gerar reconhecimento;
  • Levar mais visitas para o seu site;
  • Gerar mais vendas;
  • Qualificar os leads;
  • Aumentar o número de downloads de um aplicativo;
  • Entre muitos outros.

As opções são bastante diversificadas, portanto, é sempre importante refletir depois de escolher seu objetivo: "por que eu quero que isso aconteça?".

Por exemplo, se você define como objetivo aumentar o tráfego, você precisa também saber responder o porquê de querer direcionar o público para o seu site. O que um lead vai encontrar ao entrar lá? É um conteúdo interessante? Vai gerar o efeito desejado?

Definir e estudar o público-alvo

O público-alvo é o grupo de consumidores com características em comum que uma empresa identifica no mercado e direciona as estratégias e campanhas de marketing. 

Para definir o público-alvo do seu e-commerce, é necessário fazer um estudo aprofundado de segmentação de mercado.

A segmentação de mercado citada anteriormente é baseada em variáveis. São elas:

  • Geográfica - país, região, estado, cidade, se é uma cidade rural ou urbana, a densidade demográfica e o clima;
  • Demográfica - idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar, renda, condições socioeconômicas, religião, etnia, nacionalidade, ocupação etc.;
  • Psicográfica - estilo de vida (saudável, minimalista, criativo etc.), personalidade, valores, interesses, preocupações;
  • Comportamental - status de usuário, intensidade de uso, status de lealdade, estágio de propensão de compra, sensibilidade ao marketing, motivação.

Além disso, algumas informações obrigatórias na definição do público-alvo são:

  • Gênero;
  • Faixa etária;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Escolaridade;
  • Renda;
  • Posição social.
"O objetivo de ouro do tráfego pago é falar o que a sua persona quer ouvir."

É a ideia do Google Ads, por exemplo, ao ranquear os anúncios no topo da página dos próprios resultados de pesquisa do usuário.

Com um público-alvo definido o investimento em campanhas é mais eficaz, porque os esforços não são desperdiçados com pessoas que não tem chance de comprar o produto.

Qual a diferença do público-alvo e da persona?

publico-alvo e persona

Colocar a mão na massa e criar o anúncio

Após a definição do público-alvo e da persona, é possível determinar, também, em qual canal será vinculado o anúncio. Por exemplo, se o público for mais jovem, vale a pena utilizar redes sociais que façam mais sentido com essa faixa etária, como o Instagram. Para públicos mais business, o Linkedin é a melhor opção. E assim por diante.

Depois da escolha e estudo dos fatores citados anteriormente, criar o anúncio fica mais fácil, visto que é possível escolher a linguagem escrita e visual que será usada para fazer mais sentido com o público-alvo.

Definir o orçamento

Essa é uma etapa que exige um pouco de tentativa e erro. Dentro das próprias limitações de investimento, somente com o tempo será possível entender perfeitamente quanto e quando é melhor investir em uma campanha de tráfego pago. 

As plataformas de anúncios são extremamente flexíveis quanto ao orçamento que precisa ser investido em uma campanha. Porém, é claro, tudo depende dos objetivos e resultados que se pretende alcançar.

As formas de cobrança podem ser por clique, o CPC, ou por impressões, o CPM. Ambos serão explicados nos próximos tópicos.

CPC

CPC é a sigla para Custo por Clique. Como explicado anteriormente sobre os lances, ao escolher o CPC você paga cada vez que seu anúncio for clicado. É possível deixar a campanha rodando e pagar pelos resultados obtidos em certo período de tempo ou então pré-determinar um orçamento, e a campanha sairá do ar quando o teto de gastos for atingido.

O CPC é uma estratégia indicada quando o objetivo principal é gerar conversões, visto que o valor só é pago à plataforma de ads se o usuário clicar no anúncio.

Dentro do CPC, existe a divisão entre automatic bidding e manual bidding, que estão relacionadas com os leilões. Antes, você estabelece um valor a ser pago por cada clique, e a plataforma divulga seu anúncio de acordo com o valor pago.

automatic bidding e manual bidding

Ao escolher o CPC como método de pagamento, o valor pago será determinado por cada visitante que acessar o site a partir dos anúncios. A fórmula de cálculo do CPC é:

Portanto, ao investir R$ 800 nesta palavra-chave em específico, é esperado que você consiga atingir 1.200 cliques em anúncios direcionados ao seu site.

O CPC se diferencia, ainda, entre CPC máximo e real, além do CPC médio que foi explicado no quadro anterior.

CPC máximo

É o preço máximo que um anunciante destina a pagar pelos cliques em seu anúncio. A métrica funciona como um limite de investimento. Definindo um CPC máximo de R$ 1,50, você não pagará mais do que isso.

CPC real

O CPC real é o valor final que você paga por um clique. A cobrança tende a ser menor do que a do CPC máximo. O CPC real é mais baixo do que o CPC real porque, através da estratégia de leilões, o valor pago é o mais baixo necessário para atingir uma classificação mínima do anúncio e superar o concorrente com a mesma classificação que a sua. 

CPM

CPM é o custo por mil impressões. Ou seja, você paga cada vez que mil pessoas visualizarem o seu anúncio. Neste formato, quem dá o maior lance tem, também, o melhor alcance e ranqueamento. Quanto mais dinheiro investido, melhores são os resultados.

Dinheiro é um dos critérios mais importantes para definir o ranqueamento e alcance da campanha. Portanto, é uma estratégia de orçamento indicada para quem busca gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online.

Além disso, pessoas que estão começando a investir em tráfego pago também chegam em bons resultados com o CPM, justamente por ser capaz de dar o pontapé inicial que uma marca que acabou de chegar no mercado precisa.

Ao escolher o CPM como forma de pagamento, é acordado que a plataforma de anúncio recebe uma quantia pré-determinada para cada mil impressões. Esse tipo de anúncio é mais utilizado em sites com bastante tráfego.

O tempo que o anúncio levará para chegar em mil impressões deve ser considerado. Isso porque, quanto mais rápido isso acontecer, mais recursos serão necessários para que a campanha continue rodando. Por isso que o CPM é usado mais comumente quando se tem um bom conhecimento sobre o público-alvo, para que a segmentação seja a mais certeira possível.

4 dicas para ter a melhor performance com tráfego pago

Sabendo alguns pontos essenciais para pensar ao planejar e colocar em prática a sua estratégia, algumas dicas também são essenciais para que você entenda a melhor forma de executar pontos-chave com dicas simples.

Conheça a sua persona

Com o público-alvo e a persona definidos, é preciso entender quais são as dores desses consumidores em potencial ou ideais. Todo mundo tem dúvidas, necessidades e desejos que, enquanto persona, devem estar relacionados com a proposta de valor da empresa.

Qual a linguagem que essa pessoa usa? Em quais canais busca informação? Como a marca pode ser útil?

Escolha a ferramenta

Identificando os hábitos de consumo de informação da persona, fica mais fácil, também, escolher a ferramenta utilizada para vincular o anúncio. Contudo, não é necessário limitar-se apenas a uma delas.

É recomendável criar campanhas em diferentes formatos e plataformas, justamente para diversificar os leads. Cada canal de comunicação pode ter assinalado um objetivo diferente. Gerar tráfego pelo Google Ads, engajamento pelo Instagram Ads e vendas no Facebook Ads, por exemplo.

Criar anúncios verdadeiros

Um anúncio deve ser verdadeiro e objetivo, porque o tempo que uma publicidade tem para chamar a atenção do usuário depois do primeiro contato é curtíssimo. 

Se o lead desconfiar que o anúncio não cumpre o que promete, por exemplo, a taxa de rejeição da página de destino será altíssima, além de prejudicar a marca com o marketing boca a boca.

Um anúncio não pode deixar dúvidas quanto ao fato do produto ofertado oferecer ou não a solução para os problemas das pessoas. Atender as expectativas dos clientes é essencial.

É necessário ter ética para criar anúncios verdadeiros, evitando exageros.

SEO: escolha as palavras-chaves certas

Ao contrário do que se imagina, as palavras-chave e técnicas de SEO não são importantes apenas para conteúdos de blog. 

Ao fazer um estudo em plataformas de análise de palavras-chave, é possível descobrir os melhores termos para chamar a atenção dos leitores em qualquer formato de conteúdo - inclusive anúncios. 

O Google Ads, por exemplo. A plataforma permite que os anúncios apareçam apenas se a pessoa pesquisar uma palavra ou termo relacionados ao produto do anúncio. 

Usar a melhor palavra-chave, bem como uma metadescrição adequada, SEO title e title tag são coisas de suma importância para que o anúncio seja bem sucedido na tarefa de conquistar possíveis clientes.

Estratégias e técnicas

Depois de entender o passo a passo sobre como elaborar um anúncio e também as principais dicas para ter a melhor performance possível no tráfego pago, chegou a hora de entender melhor sobre estratégias de marketing digital.

Essas estratégias podem - e devem - ser aplicadas em toda a jornada de produção: enquanto a mídia paga é produzida, quando já está no ar e depois que a campanha chega ao fim.

Segmentação

As ferramentas de tráfego pago possuem possibilidades de segmentação excelentes e bem detalhadas, incluindo palavras-chave, interesses, informações demográficas, ocupação, canais de mídia, públicos personalizados e semelhantes.

Quanto mais detalhado, melhor será a segmentação de futuras campanhas de tráfego pago baseadas nesses dados

Depois de fazer o estudo e a segmentação, a empresa seleciona o grupo com características em comum que deve mirar para alcançar pessoas com maior afinidade com a marca e, consequentemente, que tenham mais chance de virarem clientes.

Neuromarketing

Com uma persona bem definida é possível entender suas dores, seus desejos e delimitar melhor as estratégias. É isso que o neuromarketing faz: prever o comportamento do consumidor com base no processamento de informações, identificando o impacto emocional que a marca e produtos causam. 

O neuromarketing busca, através de estudos neurológicos, compreender os gatilhos necessários para incentivar, em nosso cérebro, o ato da compra.

A escolha da fonte, das cores e do posicionamento dos elementos são fatores cruciais para que o seu anúncio dê certo. E todos esses elementos se fundamentam no neuromarketing para funcionar.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são uma forma de guiar a pessoa dentro do conteúdo de maneira natural. O objetivo é facilitar a conversão e gerar urgência de necessidade do produto. 

São eles:

  • Urgência
  • Escassez
  • Reciprocidade
  • Autoridade
  • Antecipação
  • Prova social
  • Relação Dor vs. Prazer
  • Novidade
  • Descaso
  • Paradoxo da escolha
  • Compromisso e coerência
  • Simplicidade
  • História
  • Referência
  • Inimigo comum
  • Curiosidade

Os principais gatilhos mentais para copies de tráfego pago são:

Escassez

É o senso de raridade, usando em e-commerces para dar a sensação de "único". Sabe quando você está comprando algo e lê a mensagem "apenas dois em estoque"? É isso.

Costuma gerar muito resultado, mas deve ser usado com sabedoria para o cliente não se sentir enganado.

Urgência

A sensação de tempo limitado para realizar uma ação. É um gatilho mental muito utilizado em datas sazonais e campanhas promocionais. Acompanha frases como "só hoje, até amanhã, agora ou nunca, só ano que vem"...

Novidade

O gatilho mental da novidade é naturalmente chamativo e, portanto, mais difícil de conseguir. Isso porque ele deve gerar esse gatilho de forma orgânica.

Autoridade

O gatilho mental da autoridade envolve a criação de um perfil próprio. É preciso ter uma boa bagagem para se proclamar autoridade em algum assunto. Por isso, apesar de poderoso, também pode minar com a sua reputação se for mal utilizado. A autoridade está ligada à prova social. 

Curiosidade

É autoexplicativo e funciona bem em todas as etapas de um funil de vendas, sendo um ótimo gatilho mental para gerar leads.

Remarketing

O remarketing consiste em uma estratégia de anunciar novamente para o mesmo cliente em potencial, direcionando o tráfego pago para quem já teve um contato anterior com a marca. 

O remarketing pode ser utilizado de diferentes formas e em diferentes situações, sendo as mais comuns o disparo de e-mails (para relembrar produtos esquecidos no carrinho, por exemplo) ou anúncios de promoções de itens específicos.

Inscreva-se no nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu email.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Empacado na copy ou criação de conteúdo?

A Copybase é uma plataforma que te ajuda a criar conteúdos e copies criativas e persuasivas
Ícone para fechar pop-up.

Olá! :)
Crie seu cadastro na Copybase


Baixe o app e comece a aproveitar cartões ilimitados, PIX gratuito e ZERO taxas!
download na play store - android


Fique tranquilo, não usaremos seus dados para spam.