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Instagram Ads: tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta

Lançado para o público no dia 6 de outubro de 2010, o Instagram é, atualmente, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, a terceira rede social mais usada no Brasil em 2022, com cerca de 122 milhões de usuários ativos. A plataforma passou por inúmeras transformações desde o seu nascimento. Uma das principais ocorreu em 2015, quando deixou de ser apenas um local para compartilhamento de imagens e se tornou um meio de negócio, com o surgimento do Instagram Ads.

A ferramenta de publicidade do Instagram serve como porta de entrada para empresas que querem divulgar seus produtos e serviços online, em uma rede social, e impulsionar suas vendas. Com a possibilidade de dar direcionamentos precisos aos posts, o Instagram Ads conta com ferramentas simples e flexíveis para ajudar qualquer empreendedor a atingir suas metas.

Mas como utilizar os recursos do Instagram Ads de forma otimizada e transformar a divulgação em lucro para o seu negócio? Será possível criar campanhas e fazer com que suas publicações, além de bonitas visualmente, gerem vendas online? É sobre isso e muito mais que explicamos a seguir.

Boa leitura!

O que é o Instagram Ads?

“Turbine qualquer publicação para transformá-la em um anúncio”. Esta é uma frase extraída do site oficial do Instagram Ads e resume um pouco do que é essa ferramenta. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o Instagram também faz parte do grupo Meta - antigo grupo Facebook. Até 2020, para usar a ferramenta era necessário em todo o mundo ter um perfil ativo no Facebook.

Desde então, porém, o Facebook está implementando em alguns países um novo sistema, onde, para anunciar no Instagram, não é preciso ter uma conta no Facebook Ads. A funcionalidade, contudo, ainda não está disponível no Brasil. O Instagram for Business (Ads) conta com diferentes funcionalidades, permitindo, entre outras opções, impulsionar vídeos, não apenas imagens estáticas. 

Além disso, a ferramenta serve como uma ponte entre empresas de todos os tamanhos e seus públicos. As interações possíveis são as mesmas para qualquer publicação não paga, podendo as pessoas deixarem suas curtidas e comentários, salvarem ou enviarem o conteúdo para outros usuários.

Quem pode anunciar no Instagram Ads?

Uma das boas e democráticas vantagens do Instagram Ads é que qualquer pessoa pode anunciar. Toda empresa que deseja investir uma verba em anúncios pode pagar por impulsionamentos na rede social. Mas lembre-se: apenas pagar não traz garantia de sucesso, é preciso criar um conteúdo de qualidade. Falaremos mais disso adiante. 

Não é necessário ter um perfil empresarial para poder anunciar no Instagram, no entanto, desvincular suas publicações pessoais das publicações de negócios é mais profissional e atrativo para o público. 

O Instagram Ads também é ideal para pequenos empreendedores, que querem vender seus produtos e gerar vendas com a rede social, mas sem investir grandes quantidades de dinheiro com marketing e planejamento estratégico. Em resumo, qualquer pessoa pode anunciar no Instagram.

Por que anunciar no Instagram?

Como citado anteriormente, o Instagram é a terceira rede social mais utilizada no Brasil e conta com cerca de 122 milhões de usuários ativos no País. A nível mundial, o alcance é muito maior, contabilizando em torno de dois bilhões de usuários ativos mensais. Ou seja, se um dos seus objetivos é ganhar visibilidade, nada melhor do que buscar fazer isso em uma plataforma onde as pessoas se fazem presentes.

O Instagram Ads, no entanto, vai além de conquistar engajamento para a sua marca. Os anúncios pagos também podem servir para direcionar os usuários da rede social para o seu site, por exemplo. Com isso, aumentam as probabilidades de conquistar visitas e, consequentemente, vender mais. Se o seu foco for que os usuários baixem um aplicativo para smartphone, também pode usar o Instagram Ads para isso.

Outro fator determinante para você escolher anunciar no Instagram é a constante evolução dos recursos e funcionalidades da plataforma. Novas soluções são colocadas à disposição todos os anos, no intuito de melhorar a experiência dos visitantes e facilitar a vida de quem anuncia.

Recursos do Instagram Ads

O principal recurso do Instagram Ads é o seu poder de segmentação, que se torna uma ferramenta muito útil para atrair o público.

Funciona da seguinte forma: ao criar o anúncio, há uma série de campos que podem ser selecionados para refinar ainda mais o direcionamento do conteúdo. Confira o que você pode selecionar em cada um:

  • Idade: qual a faixa etária do seu público-alvo?
  • Gênero;
  • Localização: para as pessoas de qual região você deseja que sua publicação apareça?
  • Interesses: qual o interesse em comum entre o público-alvo que você pretende alcançar? (esportes, filmes, tecnologias, música etc.);
  • Interesses de consumo: selecione a categoria do(s) produto(s) ou conteúdo que você está divulgando;
  • Dispositivo e sistemas de acesso: Android, iOS etc.
  • Situação de vida: seu público-alvo é composto por pessoas casadas ou solteiras? Trabalham ou só estudam? Leve esses e outros tópicos em consideração;
  • Personalize: selecione como público as pessoas que já visualizaram seu site, seus contatos, entre outros. 

Tipos de anúncio no Instagram

É possível criar anúncios de oito tipos pelo Instagram Ads: fotos, vídeos, carrosséis, campo “explorar”, Coleção, IGTV, Instagram Shopping e anúncio nos stories -  o popular “arrasta pra cima”. A finalidade é incorporar os conteúdos tanto aos stories quanto ao feed do Instagram, para aparecer ao usuário enquanto ele estiver navegando na rede social.

Entenda melhor como funciona cada um.

Stories

Anúncios em tela cheia, eles aparecem entre as publicações dos usuários que o perfil já segue. Um anúncio em stories só é visualizado quando o usuário já estiver vendo os stories de outros perfis.

exemplo instagram stories

Imagens

Bastante utilizados para contar alguma história sobre a marca ou um produto que precise ser destacado. Para alcançar uma boa performance, precisam ser anúncios com uma oferta chamativa e interessante. Investir na contratação de um designer profissional é uma boa alternativa para garantir a eficiência da publicação.

exemplo post patrocinado no instagram

Vídeos

Os vídeos são extremamente populares entre os usuários do Instagram, seja no feed ou acessados diretamente pelo Reels. Nesse caso, vale o mesmo que para as imagens, o conteúdo precisa ter uma boa qualidade de imagem e contar uma história atraente sobre uma dor específica que a marca ou o produto ajudem a resolver.

exemplo de anúncio de vídeo no instagram

Carrossel

Possuem o mesmo princípio do anúncio de imagem, com a diferença de que podem ser de duas a 10 imagens em sequência. É possível inserir um botão call to action (CTA), direcionando o usuário para o site do anunciante. O carrossel também pode ser feito com vídeos curtos, de até um minuto.

exemplo de carrossel

Campo explorar

Sabe quando você entra no Instagram e clica no ícone de uma lupa, no canto inferior esquerdo, e aparecem diversas imagens e vídeos de perfis que você não segue? Esse é o campo “explorar”, e nele também podem ser veiculados anúncios.

Coleção

Crie anúncios e salve em coleções no Instagram. Desse modo, os conteúdos estarão salvos e poderão ser acessados por você e pelo seu público a qualquer momento, basta entrar na página do seu perfil.

IGTV

O recurso do Instagram para compartilhamento de vídeos de alta qualidade também permite anúncios em seus conteúdos, inclusive, como forma de monetização. Funciona assim: se você não quiser criar um vídeo próprio, mais extenso, pode criar um mais curto e pagar para que ele apareça dentro de outro vídeo, no IGTV.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping funciona como uma vitrine virtual dentro dos perfis. Sua sistemática é semelhante a do Google Shopping, mas, ao vez de comparar preços, ela destaca apenas os produtos comercializados pelo perfil em questão. Um anúncio no Instagram Shopping precisa ser atrativo e conter informações básicas, como: nome do produto, descrição, marca e preço.

Especificações dos anúncios para Instagram

Existem algumas regras para veicular um anúncio dentro do Instagram. Eles são divididos em requisitos legais, que dizem respeito ao teor do que está sendo veiculado, e técnicos, com relação a padrões de design.

Os requisitos legais envolvem uma série de diretrizes que são analisadas pelo próprio Instagram antes de aprovar ou não sua publicação. Se você não produzir um conteúdo que incite a pornografia, violência, assédio ou qualquer outro crime, não tem com o que se preocupar.

Já para as especificações técnicas, separamos uma lista do que você precisa levar em consideração em termos de design gráfico. Confira:

Texto na imagem

Não há um limite de caracteres de texto na imagem do anúncio, porém, leve em consideração que menos é mais. Já para as legendas das publicações pagas feitas no Instagram Ads, o limite é de 125 caracteres.

Tamanho e formato de imagem

Todos os seus arquivos de imagem precisam ter um tamanho inferior a 30MB. Existem três formatos possíveis: quadrado, paisagem ou vertical. As resoluções, em pixels, são:

  • Quadrada:   mínima de 600 x 600 e máxima de 1936 x 1936;
  • Paisagem: mínima de 600 x 315 e máxima de 1936 x 1016;
  • Vertical: mínima de 600 x 750 e máxima de 1936 x 2420.

A imagem deve estar salva em .jpg ou .png.

Duração do vídeo

O arquivo de vídeo deve ter um tamanho inferior a 4GB e um tempo máximo de 120 segundos - 2 minutos. Precisa estar salvo em .mp4 ou .mov.

Carrossel

O carrossel deve ter de duas a 10 imagens, com as mesmas especificações padrão dos vídeos e imagens para o Instagram (4GB e 30MB, respectivamente). A duração dos vídeos em um carrossel pode ser de uma segundo (mínimo) até dois minutos (máximo). 

Passo a passo de como fazer um anúncio

Para criar um anúncio, antes de mais nada, é necessário ter uma conta ativa no Gerenciador de Negócios do Facebook. Feito isso, para anunciar no Instagram você irá utilizar outro gerenciador, o de Anúncios. O processo é o mesmo do que criar uma publicação paga no Facebook, portanto, se já estiver familiarizado em criar posts patrocinados na “rede social vizinha”, tudo será mais simples.

Lembre-se de que é possível promover uma publicação ou usar o Gerenciador. A primeira opção é mais simples e a segunda mais assertiva. Se você nunca usou o Facebook Ads para anunciar e deseja criar publicações apenas para o Instagram, separamos, a seguir, os passos para fazer isso da melhor maneira e garantir que seu dinheiro seja bem investido. Usamos, como exemplo, uma publicação criada no Gerenciador de anúncios.

1- Defina o formato e a verba

Depois de clicar no botão “+ Criar”, é preciso selecionar um objetivo para o seu post - tráfego, engajamento, consideração, etc. Não esqueça de nomear a publicação, para que seja fácil encontrá-la posteriormente. Se escolher um anúncio de tráfego, por exemplo, deve selecionar o local para onde o usuário que clicar no seu conteúdo será direcionado (site, aplicativo, Messenger ou WhatsApp). Se estiver veiculando uma oferta, ative a opção “Criativo dinâmico” também.

O passo seguinte é estipular quanto será a verba para o anúncio. Aqui, vale ressaltar que não há um número fixo e quem define o valor que quer investir é o próprio criador da publicação. Quanto mais dinheiro for disponibilizado, maior tende a ser o alcance.

2- Datas e orçamento diário

Selecione uma data inicial para a sua publicação começar a ser veiculada. É recomendado adicionar, também, uma data final, para evitar que haja uma cobrança acima do que se planeja investir, mas essa é uma decisão estratégica. A partir dessa definição, adicione o orçamento diário destinado para o conteúdo.

Exemplo: Se você disponibilizou uma verba de R$100,00 para uma publicação que será veiculada durante quatro dias, o orçamento diário pode ser de R$25,00 por dia.

3- Público e local

Preencha os campos de público e local da forma mais segmentada possível, isso aumenta as chances de que o seu conteúdo atinja as pessoas certas. Coloque as informações de quem deve receber o seu material no Instagram (idade, gênero, interesses, região onde mora, entre outras).

4- Configure a aparência

Preenchidas todas as configurações, é o momento de criar a aparência do conteúdo. Se será carrossel, vídeo, imagem única ou o formato mais adequado para a sua campanha. Não se esqueça de respeitar todas as diretrizes quanto às dimensões dos arquivos e tamanho, ou seu conteúdo será recusado. No lado direito da tela, será possível  visualizar uma prévia, essa é a forma como o anúncio será exibido para os usuários.

5 - Publicar

Depois dos quatro passos anteriores, basta clicar em “Publicar” e seu anúncio, após uma breve e automática análise do Instagram, será divulgado ao público. Não esqueça de acompanhar diariamente os resultados da publicação, para mensurar se os objetivos estão sendo alcançados ou fazer os ajustes necessários antes do final da campanha.

Boas práticas para criar um anúncio

Para garantir o melhor desempenho da sua publicação paga no Instagram Ads e ter o ROI que você deseja, algumas boas práticas ajudam a aumentar as chances de conversão nos anúncios. Veja a seguir:

  • Segmente seu público-alvo: alcance quem você realmente quer alcançar.
  • Não esqueça dos stories: é comum concentrar a publicação apenas no feed, mas lembre-se de que os stories são tão acessados quanto. 
  • Invista em design e fotografia: quanto mais profissionais e atrativas forem suas imagens, melhores as chances de conversão.
  • Anuncie em vídeo: as pessoas amam assistir conteúdos audiovisuais.
  • Adicione um CTA: “Fale conosco”, “Saiba mais”, “Entre em contato”, etc.
  • Mobile experience é tudo: as pessoas usam muito mais o Instagram pelo celular do que em outros dispositivos. Quando adicionar um CTA, certifique-se de que ele irá direcionar o usuário para uma página responsiva e de fácil visualização mobile.
  • Use o Instagram Shopping: como destacamos anteriormente, o Instagram Shopping funciona como uma vitrine para o seu negócio. Construa publicações atraentes e objetivas.

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