Tráfego pago /

O que faz um gestor de tráfego pago?

profissão de gestor de tráfego pago

No ambiente online, o tráfego nada mais é do que o fluxo de visitantes de uma determinada página. Seja site, blog ou e-commerce, esses usuários podem ser obtidos de forma orgânica ou paga. Não é raro encontrar empresas que investem capital para aumentar a visibilidade do negócio no meio digital.

Por isso, ter um bom gestor de tráfego pago é essencial nesse caso. O termo em específico se refere ao profissional que cria estratégias com o objetivo de atrair mais pessoas para uma página digital. Quanto maior for a visibilidade, maior é o aumento da taxa de conversão. Não é atoa que muitas marcas investem nesses especialistas para alavancar resultados.

O trabalho de um gestor é complexo, além das análises de mercado e do público-alvo, ele também precisa segmentar os clientes e destinar os anúncios que mais fazem sentido com esse usuário. Isso é importante porque caso o consumidor receba algo que não faz parte dos gostos dele, há chances da marca não ser bem vista. 

Continue a leitura para saber mais sobre esse profissional, o que ele faz e como se tornar um. 

O que é gestão de tráfego?

A gestão de tráfego pago é uma ação que tem como objetivo principal levar o maior número possível de usuários para um site, blog, e-commerce ou redes sociais por meio de anúncios. Esse trabalho é realizado com base em análise de dados que vão desde segmentação do público até acompanhamento de tendências. 

O propósito é converter os leitores em potenciais clientes. Isso é feito com base no funil de vendas pelo qual os usuários passam por etapas. Os users se tornam leads, depois são qualificados, na sequência viram oportunidades e, por fim, clientes.

Quem realiza essa tarefa é o gestor de tráfego - inclusive você pode conhecer alguns dos principais profissionais de tráfego pago do Brasil neste artigo. Um exemplo da rotina desse profissional é, com base em relatório e testes, levantar quais canais online são os mais indicados para a empresa investir em anúncio pago. Além de acompanhar os resultados dessas campanhas. 

O que faz um gestor de tráfego pago?

Muito se especula sobre o que é um gestor de tráfego e o que ele faz. De maneira geral, esse profissional administra os anúncios pagos digitais de uma empresa em plataformas como Google, Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Além disso, busca estratégias para aumentar as visualizações das páginas da marca e coordena a distribuição do investimento destinado à criação dos ads.

Outras tarefas do gestor incluem a análise dos relatórios disponibilizados pelas plataformas, sugestão de melhorias para aumentar o tráfego das páginas e estudo dos principais pontos de fortalecimento para as campanhas de anúncios. 

Esse profissional pode ainda atuar na redução dos custos, aquisição de novos clientes, expansão da empresa para usuários de outros estados, descobrimento de novos mercados e oportunidades.

Quais as funções de um gestor de tráfego?

O gestor de tráfego pago de marketing digital possui diversas funções. Há aqueles que coordenam as campanhas de inbound marketing e até que desenvolvem copywriting para anúncios. No entanto, algumas das atribuições são gerais. 

É imprescindível que esse profissional estude as principais palavras-chave e públicos para realizar estratégias e implementar campanhas. Além disso, o gestor precisa desenvolver planejamentos, criar e otimizar anúncios. Também fica por responsabilidade dele distribuir verba entre os canais de mídia paga, como Google, Facebook, Instagram, entre outros. 

Outras funções desse especialista são analisar e acompanhar as campanhas sempre buscando oportunidades de melhorias, criar contas e perfis nas diversas ferramentas de automação e canais, mensurar resultados das contas e apresentá-los em relatórios, entre outras atividades. 

A importância de um gestor de tráfego pago

Não é segredo para ninguém que as plataformas digitais estão ganhando cada vez mais destaque no cenário atual. O número de e-commerces e páginas de marcas nunca foi tão significativo como agora. Com tanta concorrência, as empresas precisam se destacar de algum modo e é por isso que o gestor de tráfego pago é tão importante. 

Dentro de uma estratégia para marketing digital, esse profissional tem ganhado mais visibilidade. Fundamental para o desenvolvimento de estratégias envolvendo anúncios pagos é ele quem vai gerenciar os esforços realizados por toda a equipe. 

Bons especialistas estão escassos no mercado e, com uma alta demanda na área, é uma profissão em expansão. O gestor de tráfego é mais do que necessário e passa a ser um diferencial competitivo para o time de marketing. 

Quanto ganha um gestor de tráfego?

O profissional que trabalha na gestão de tráfego pago tem salário bem competitivo. Por ser um dos cargos mais bem requisitados no marketing digital, essa função é muito bem remunerada. No entanto, é preciso se desenvolver para conseguir atingir essa pretensão.

No começo da profissão, o salário do gestor não é tão atrativo assim. Isso porque ele ainda não tem muita experiência e está aprendendo algumas funções. Porém, conforme o especialista for desenvolvendo prática e adquirindo boas referências, ele poderá conseguir ótimos contratos bem pagos. 

Uma boa estratégia para quem está começando na carreira é atuar em várias empresas diferentes, assim, além de ter uma boa renda, ainda adquire muita experiência. 

Cursos de gestão de tráfego

Outra estratégia bacana para os profissionais que estão ingressando na área de forma recente é aprender com os cursos de gestor de tráfego pago. Existem diversos especialistas com anos de experiência no mercado que oferecem workshops, webinars, entre outras formas de ensinar. 

No entanto, nem todos os cursos estão com inscrições abertas, possuem um valor acessível para quem está começando ou contam com conteúdo completo sobre tráfego pago. Por isso, é importante pesquisar bem e encontrar aquele que melhor se encaixa com determinado tipo de profissional.

Inscreva-se no nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu email.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Empacado na copy ou criação de conteúdo?

A Copybase é uma plataforma que te ajuda a criar conteúdos e copies criativas e persuasivas
Ícone para fechar pop-up.

Olá! :)
Crie seu cadastro na Copybase


Baixe o app e comece a aproveitar cartões ilimitados, PIX gratuito e ZERO taxas!
download na play store - android


Fique tranquilo, não usaremos seus dados para spam.